Agência da Previdência Social.
Agência da Previdência Social.| Foto: André Rodrigues/Arquivo/Gazeta do Povo

Aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) terão que fazer a prova de vida para não terem os benefícios bloqueados. A obrigatoriedade foi suspensa em 2020 devido à pandemia, mas a partir de junho deste ano foram retomadas. Os aposentados e pensionistas que deixaram de fazer a comprovação de vida antes de março de 2020 serão os primeiros a terem o benefício bloqueado se não regularizarem a situação. A prova de vida pode ser feita de três maneiras: internet, presencial ou domiciliar.

Pela internet, é necessário baixar o aplicativo Meu gov.br. Depois de instalar o programa no celular, clique em "Autorizações", selecione a pendência e clique em "Autorizar". Na sequência tire uma foto com o próprio aparelho e acrescente as informações do documento que estiver cadastrado no governo. Por fim, o aplicativo vai pedir que o usuário faça alguns movimentos com o rosto para terminar o procedimento. Após isso, a prova de vida estará concluída.

A prova de vida presencial pode ser feita nas agências bancárias. Cada banco tem um procedimento específico, mas se o beneficiário tiver biometria cadastrada, o procedimento pode ser feito nos caixas eletrônicos. Caso não tenha, é necessário se identificar nos guichês de caixa das agências.

E nos casos em que o beneficiário não esteja em condições de se locomover ou tenham mais de 80 anos, a prova de vida poderá ser feita por um funcionário do INSS no domicílio. Para isso, é necessário ligar para o 135 ou acessar o site Meu INSS para agendar o procedimento.

Veja abaixo o calendário da prova de vida, que será feita de forma escalonada, de acordo com o mês original e a data de retomada da prova de vida:

Março e abril/2020 - retomada em junho/2021
Maio e junho/2020 - retomada em julho/2021
Julho e agosto/2020 - retomada em agosto/2021
Setembro e outubro/2020 - retomada em setembro/2021
Novembro e dezembro/2020 - retomada em outubro/2021
Janeiro e fevereiro/2021 - retomada em novembro/2021
Março e abril/2021 - retomada em dezembro/2021