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Crystal: BRMalls ampliou participação no shopping de 40% para 70% | Valterci Santos/ Gazeta do Povo
Crystal: BRMalls ampliou participação no shopping de 40% para 70%| Foto: Valterci Santos/ Gazeta do Povo

Eventos

ParkShopping reforma área

Até o fim do mês, o ParkShoppingBarigüi termina as obras de seu Parque Cultural, nova área do estabelecimento destinada a eventos. O shopping busca ocupar o espaço a ser deixado pelo provável fechamento do Estação Convention Center – termina em maio o contrato entre a BRMalls, dona do Estação, e a GL events, que administra o centro de convenções em regime de terceirização. A área terá 3 mil metros quadrados e fica no estacionamento que tem entrada pela BR-277. O local já vinha sendo utilizado, abrigando peças do Festival de Teatro de Curitiba, mas agora passou por uma reforma. "É um vão livre que vai poder receber os mais diversos tipos de eventos, desde uma peça de teatro a shows, casamentos, desfiles e palestras", diz Silvia Pires Omairy, gerente de marketing do ParkShoppingBarigüi. A empresa quer aproveitar a sinergia com outros serviços que são prestados no shopping, principalmente a praça de alimentação. "Num evento que dure o dia todo, por exemplo, o organizador não vai precisar se preocupar com a comida ou a segurança dos participantes", afirma Silvia.

  • Veja quais são os grupos que controlam os principais shoppings de Curitiba

Apontado como estrela do setor de shopping centers no país, o grupo BRMalls deu na última semana mais um passo para se consolidar como principal empresa da área em Curitiba. Na terça-feira, a BRMalls ampliou de 40% para 70% a sua participação no Shopping Crystal. Desde 2007, o grupo também é dono de 100% do Shopping Estação e de 35% do Shopping Curitiba. O avanço da BRMalls na capital mostra uma alteração no comando dos principais centros comerciais, cada vez mais sob assédio de grandes grupos. Em Curitiba, o ParkShoppingBarigüi, inaugurado em 2003, também é controlado por uma megaempresa do setor, a Multiplan, dona de mais de 13 shoppings no Brasil.

O valor da aquisição do Crystal, de R$ 43 milhões, será pago em três parcelas iguais. A primeira foi quitada no dia 3, e as outras duas vencem em 12 e 24 meses, ambas corrigidas pela variação do Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M). A compra da fração inicial, de 40%, foi concluída em setembro passado, por R$ 60 milhões. Em alta, as ações da BRMalls valorizaram 44% na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) nos últimos 12 meses. A expectativa do mercado é que o Crystal receba investimentos e passe por uma reestruturação para enfrentar a concorrência que surge na região.

A Soifer Participações, que controla o Shopping Mueller, deve lançar neste ou no próximo ano o Pátio Batel, novo shop­­ping do grupo. Após problemas com a vizinhança, a empresa não fala sobre o empreendimento, localizado no coração do Batel, entre a Avenida do Batel e a Rua Desembargador Costa de Carvalho. Hoje, o local está em obras e cercado por tapumes. No site www.shoppingpatiobatel.com.br lê-se apenas: "Aguarde... Vem aí um novo espaço em Curitiba, com tudo aquilo que você já viu e com aquilo que nem imagina."

Assim como o Palladium, do Grupo Tacla, que permanece sob controle paranaense, o Shopping Mueller aposta na tradição para manter a clientela. "Fomos o primeiro grupo a abrir um shopping em Curitiba e desde então nossa estratégia é fazer com que os nossos clientes e consumidores fiquem satisfeitos com o mix, com os serviços e os diferenciais que temos. E isso significa inovar e surpreender sempre no dia a dia, e não apenas das datas tradicionais do calendário comercial", diz Simone Soifer, diretora comercial do Mueller e filha de Salomão Soifer, fundador do shopping. Sobre as vantagens de escala e o poder de barganha dos grandes grupos, ela não demonstra preocupação. "Cada empreendedor tem sua forma de administrar um negócio e isso independe de ele ter por trás um grupo ou uma família. O que vale é cliente e consumidor satisfeitos."

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