• Carregando...

Os assinantes da Brasil Telecom que usam o provedor de internet da empresa não estão conseguindo acesso ao site YouTube, que divulga vídeos gratuitos na rede mundial de informações. A dificuldade começou no sábado e entre os internautas o consenso é de que o provedor está promovendo um bloqueio. A assessoria de imprensa da BrT no Paraná disse ontem que por ser domingo não tinha condições de informar a respeito, nem mesmo se estaria havendo ou não um bloqueio deliberado do YouTube.

O site esteve ameaçado de sair do ar no Brasil por causa de uma decisão judicial a pedido do casal Tato Malzoni e Daniela Cicarelli, que foi flagrado em momento sexual em uma praia na Espanha, no ano passado. A última notícia, no entanto, afirmava que o YouTube estava ele próprio tomando medidas para proibir a veiculação do vídeo dos namorados e por isso não seria tirado do ar compulsoriamente.

De acordo com Rubens Decoussau Tilkian, advogado do casal, o bloqueio seria efetuado por empresas responsáveis pela transferência de dados entre o Brasil e outros países – ele não revelou os nomes dessas companhias porque o processo corre em segredo de Justiça – e não por provedores de acesso.

Apesar disso, os usuários da Brasil Telecom estão informando sobre o bloqueio em vários locais do país, inclusive no Paraná. O Portal Terra noticiou no fim de semana relatos de alguns assinantes que não conseguiram acessar o YouTube. O técnico em informática Alex Pereira Leite, de Goiás, disse que entrou em contato com a central do assinante, mas não obteve sucesso. "Conversei com vários amigos que tem o serviço por outras empresas, como Vírtua ou Velox, e estes acessam normalmente o site", explicou. Assinantes do provedor Speedy também não encontram dificuldade. A ilustradora Samanta Flôor, de Pelotas (RS), percebeu que o YouTube estava inacessível por volta das 17h25, mas não viu necessidade de ligar para a Brasil Telecom. O Terra ainda informa que um possível bloqueio ao site também se espalha por blogs brasileiros. "Amigos, sejam bem vindos novamente a 1984, ou seria 1964?", escreve o Novo-Mundo.org.

Boa parte das manifestações dos internautas é de protesto contra o que consideram censura ao conteúdo da internet.

Como driblar

Mas, como as pessoas que usam a internet são muito criativas, há aquelas que já colocaram na própria internet uma maneira de driblar o eventual bloqueio da Brasil Telecom ao Youtube. É o que se pode aprender, por exemplo pelo blog acesseyoutube.blogspot.com.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]