• Carregando...

A busca por barganhas após as ações domésticas terem tocado as mínimas em cinco semanas fez a Bovespa superar o pessimismo com novos dados econômicos decepcionantes dos Estados Unidos e da China.

O Ibovespa, mais importante índice acionário doméstico, subiu 0,49 por cento, para 61.236 pontos, ainda no menor nível em cinco semanas. O giro financeiro da sessão foi de 7,25 bilhões de reais.

"Teve uma recuperada no final, puxada por algumas ações que já estavam muito descontadas, mas o mercado teve um dia muito pesado", disse o analista Pedro Galdi, da SLW Corretora.

De fato, o dia foi cheio de motivos para pessimismo. Aumento inesperado dos novos pedidos de auxílio-desemprego e queda acentuada das vendas pendentes de moradias, nos Estados Unidos, e novo sinal de desaceleração da indústria, na China, foram o menu para referenciar as expectativas do mercado.

Essa combinação fez as bolsas internacionais buscarem novas mínimas. O principal índice europeu encontrou novo piso em cinco semanas.

Em Wall Street, investidores preferiram se proteger antecipadamente contra eventuais novas más notícias na sexta-feira, quando serão divulgados dados do mercado de trabalho dos EUA. Os principais índices de ações em Nova York tiveram perda de 0,3 a 0,4 por cento.

Por aqui, o papel preferencial da Petrobras, principal componente do Ibovespa, acrescentou pressão, caindo 1,53 por cento, a 26,45 reais, na esteira da queda 3,54 por cento no preço do barril do petróleo no exterior.

No entanto, após as ações domésticas terem tocado as mínimas desde meados de maio, a sensação de que a queda pode ter sido exagerada acendeu a busca por barganhas. "Após outro mês fraco, as ações brasileiras estão se tornando interessantes nesses preços", disse o BTG Pactual, em relatório.

Neste sentido, um dos alvos preferenciais do mercado foi o setor financeiro, após oferta primária e secundária de ações do Banco do Brasil de 9,76 bilhões de reais.

BB foi líder de ganhos do Ibovespa, com um salto de 6,13 por cento de suas ações, para 26,16 reais. Pouco atrás, Itaú Unibanco, eleito pelo Barclays como ação de banco preferida no setor financeiro da América Latina, avançou 4,65 por cento, para 33,99 reais.

Net Serviços, maior empresa de TV por assinatura do país, ganhou 4,12 por cento, para 17,70 reais, após o próprio BTG Pactual afirmar que passou a concentrar na companhia suas apostas no setor de telecomunicações no Brasil.

JBS, este alvo de um relatório com recomendação de compra por parte do BofA Merrill Lynch, avançou 3,40 por cento, a 7,90 reais.

Por fim, o setor de siderurgia e mineração também respirou após dois dias de forte recuo. O papel preferencial da Vale ganhou 0,71 por cento, a 38,18 reais. Entre as fabricantes de aço, Usiminas teve o melhor desempenho, com sua ação ordinária subindo 3,38 por cento, a 49 reais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]