• Carregando...

Os Termos de Compromisso de Cessação (TCC) firmados com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) pela Eletra Indústria e Comércio de Medidores Elétricos, Landis+Gyr Equipamentos de Medição e Elster Medição de Energia – envolvidas no cartel de medidores de energia elétrica residencial e comercial – foram assinados pelas empresas após investigação de prática de crime contra a ordem econômica.

Conforme nota divulgada pelo Cade no final de março, as empresas e pessoas físicas ligadas a elas “admitiram participação na conduta investigada e se comprometeram a cessar a prática”. A assunção de culpa levou ao recolhimento de R$ 18,3 milhões como contribuição pecuniária ao Fundo de Defesa dos Direitos Difusos (FDD).

Na regulamentação dos TCCs elaborada pelo Cade, como consta no site do órgão de defesa da concorrência, a contribuição é aplicada como uma antecipação de multas que seriam recebidas em condenações por pratica anticompetitiva. O Cade prevê que o pagamento de contribuição pecuniária acarreta uma redução de 30% a 50% no valor da multa que seria aplicada após a condenação.

Inquérito

Conforme o inquérito aberto no Cade, em 2014, as empresas combinavam preço, trocavam informações estratégicas, dividiam mercado e estabeleciam metas de participação.

As três empresas que firmaram TCC com o órgão assumiram o erro e foram retiradas do inquérito, que apura a participação de outras companhias no cartel.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]