• Carregando...

Levantamento nacional da Serasa, empresa de pesquisas e análises financeiras, mostrou queda de 2,6% no volume de cheques devolvidos por falta de fundos em outubro de 2006, na comparação com o mês anterior. Em outubro, foram devolvidos 18,4 cheques para cada mil folhas compensadas, enquanto em setembro houve 18,9 devoluções a cada mil compensações.

O total de cheques devolvidos em outubro de 2006 foi de 2,7 milhões, ante 2,5 milhões de setembro. Embora a quantidade devolvida tenha diminuído, o número de folhas compensadas aumentou de 132,5 milhões, em setembro, para 145 milhões, em outubro.

Em relação a outubro de 2005, o índice de cheques devolvidos a cada mil compensados recuou 6,6%. Foram devolvidos, em outubro do ano passado, 19,7 cheques para cada mil compensados. Entretanto, no mesmo mês do ano passado, 157,8 milhões de cheques foram compensados, em todo o país, enquanto 3,1 milhões foram devolvidos por falta de saldo.

No acumulado dos dez meses de 2006, o número de cheques sem fundo aumentou. Na média de janeiro a outubro, foram devolvidos 21 cheques para cada mil unidades emitidas. No mesmo período do ano passado, a média foi de 18,6.

No levantamento entre os estados, Roraima aparece com o maior número de cheques devolvidos para cada mil compensados (82,8), enquanto o menor índice é registrado em Pernambuco (14,7).

Tendência de queda

O índice da Serasa confirma a tendência de redução da emissão de cheques pelo consumidor brasileiro, que começa a trocar o cheque pré-datado por outras opções de financiamento no varejo, como o cartão de crédito e o cartão de loja (veja vídeo acima).

Segundo o indicador, no acumulado de janeiro a outubro de 2006, em todo o país, foram compensados 1,4 bilhão de cheques. No mesmo período de 2005, o total de cheques compensados foi de 1,6 bilhão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]