A inadimplência registrou desaceleração em julho e teve a primeira queda do ano, com variação de -1,94% na comparação com o mesmo mês de 2012, de acordo com indicador do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) divulgado nesta quarta-feira (7) pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas).

CARREGANDO :)

Foi o menor patamar registrado pelo indicador mensal desde o início da série histórica, em janeiro de 2012. Segundo a CNDL, "a alta dos preços e o consequente aumento do custo de vida do brasileiro forçaram o consumidor a apertar o próprio orçamento frente a uma nova realidade econômica".

Na comparação mensal, a inadimplência cresceu 0,73% em julho frente a junho, enquanto no período as vendas registradas subiram 1,21%.

Publicidade

Por outro lado, na comparação com julho de 2012 as vendas tiveram aumento de 0,82%. O resultado só não foi pior que o de junho, quando as vendas cresceram 0,67%.

De acordo com Roque Pellizzaro Junior, presidente da CNDL,"o resultado de vendas na relação mensal reflete o chamado efeito calendário: julho tem três dias úteis a mais do que o mês de junho, o que beneficia o movimento das lojas, principalmente em shoppings e no comércio de rua".

Além disso, acrescenta, a onda de protestos e a Copa das Confederações também contribuíram para fazer com que junho se tornasse uma base fraca de comparação mensal.

Os números de julho, continua, confirmam o ritmo de desaceleração no comércio brasileiro. "O varejo este ano não conta com fatores macroeconômicos que ajudaram a aquecer o setor no passado, como os altos índices de crescimento de empregabilidade e a larga oferta de crédito com pessoas aptas a consumi-lo", diz.

Veja também
  • Pedidos de falência em julho somam 136, diz Serasa
  • Pedidos de falência cresceram 27,9% em julho, diz SCPC
Publicidade