A campanha para redução do consumo de energia, promovida pelo governo, começa nesta semana em cadeia nacional de rádio e TV em todo o país. As peças publicitárias serão estreladas pela atriz Taís Araújo, que vai sugerir ações para que o consumidor economize energia. Termos como racionamento e crise não serão mencionados.
A primeira ação será um merchandising que vai ocorrer nesta terça-feira (3) no programa Mais Você, apresentado por Ana Maria Braga, da TV Globo. O lema da campanha será “Consumo Consciente: Levante essa Bandeira”.
Tarifa de energia sobe 36,8% no Paraná na segunda-feira
Para as residências, o aumento será de 31,8% e, para a indústria, de 38,9%. Reajuste extraordinário da Copel foi definido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)
Leia a matéria completaNas peças, Taís Araújo explica o sistema de bandeiras tarifárias e sugere ao consumidor que adote medidas como banhos mais curtos, com o chuveiro elétrico na posição verão, o uso consciente do ar-condicionado e o uso do ferro de passar roupa apenas uma vez por semana, entre outras medidas. Haverá dois filmes para TV e três spots para rádio.
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A ideia da campanha é que essas ações devem fazer parte da vida de todos os consumidores, e não apenas agora, que a conta de luz subirá em todo o país. “O esforço tem que ser coletivo. É importante que todos tenham consciência de que o custo das bandeiras tarifárias só vai cair se houver um esforço coletivo”, afirmou o presidente da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), Nelson Leite.
Produzida pela agência Propeg, a campanha custará R$ 20 milhões e será financiada com recursos das distribuidoras de energia, que são obrigadas a recolher 0,5% de sua receita operacional líquida para um fundo e aplicar os recursos em projetos de eficiência energética. As propagandas serão veiculadas até o fim de março.
Não há meta de redução do consumo, embora haja uma expectativa de que os consumidores residenciais poupem 10%. Apesar do aumento das chuvas, os reservatórios das hidrelétricas estão se recuperando muito lentamente. Assinam a campanha a Abradee e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
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