• Carregando...

Rio de Janeiro e Caucaia (CE) - A Petrobras se antecipou em dois dias e anunciou ontem a declaração de comercialidade dos projetos Tupi e Iracema, no pré-sal da Bacia de Santos, prevista para amanhã. Em comunicado oficial, a companhia surpreendeu o mercado ao anunciar reservas recuperáveis de 8,3 bilhões de barris de petróleo e gás na concessão BM-S-11, onde estão os projetos – valor superior ao teto da projeção inicial, que falava em 5 bilhões a 8 bilhões de barris.

A Petrobras informou também que vai trocar o nome da maior reserva brasileira de petróleo, de Tupi para Lula, em homenagem velada ao presidente – a legislação determina que os campos marítimos de petróleo sejam batizados com nomes de animais marinhos. Iracema ganhou o nome de outro molusco, Cernambi.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva agradeceu ao presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, por batizar de "Lula" a área de Tupi, que era o nome provisório da área descoberta. Após a declaração de comercialidade, os campos recebem nomes indígenas ou de espécies da fauna marinha.

"Sinceramente, fiquei feliz. Obrigado, companheiro Gabrielli, por colocar meu nome", disse Lula, no Ceará. O presidente ainda brincou dizendo que a referência não seria ao seu nome, mas ao molusco lula, que chamou de "crustáceo": "Fiquei orgulhoso. Não é o meu nome, é o nome de um crustáceo. Pensei que só tinha lula pequena, aquela que a gente faz isca, esses dias eu vi que tem lula de 17 metros, a lula colossal. Achei importante. A Petrobras, nos estudos que ela faz lá embaixo do mar, descobriu um tipo de rocha que tem nove coisas assim, igualzinha as minhas mãos", disse.

Gabrielli

A assessoria da presidente eleita Dilma Rousseff confirmou ontem que Gabrielli será mantido no cargo. Ontem, ele esteve reunido por mais de duas horas com Dilma, ocasião em que foi feito o convite para que ele permanecesse à frente da empresa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]