• Carregando...

Uma série de palestras e debates sobre os novos modelos de criação e o sistema de comercialização de ovinos e caprinos reúne criadores do Sul do Brasil em Curitiba hoje e amanhã. Três eventos paralelos vão discutir técnica e mercado, numa tentativa de abrir caminho à expansão do setor. O 14ª Simpósio Pa­­ranaense de Ovinocultura, o 2º Simpósito Paranaense de Caprinocultura e o 2º Simpósio Sul-Brasileiro de Ovinos e Caprinos ocorrem no Canal da Música e, segundo os organizadores, devem reunir mais de 300 produtores e técnicos.

Os eventos são realizados desde a década de 80 e só agora se firmam como mesa de debate do setor, que busca a organização das cadeias e a ampliação sustentável dos rebanhos. A evolução genética alcançada em ovinos no Sul e em caprinos a partir do Nordeste permite a especialização do setor, ainda dependente do aumento do consumo.

A discussão de abertura será justamente a comercialização, as perspectivas do mercado crescente e a competição com a carne importada. Ainda hoje, os técnicos vão entrar nas questões relacionadas à gestão de custos nas propriedades, à industrialização da carne e às exigências sanitárias.

Amanhã, os palestrantes abordam programas de criação integrada, como o desenvolvido pela cooperativa Castrolanda (Castro, Campos Gerais), integração lavoura-pecuária e cultivo de pastagens.

As inscrições custam de R$ 72 a R$ 130 e podem ser feitas pelo site www.lapoc.ufpr.com.br ou no local (Rua Julio Perneta, 280, Mercês, Curitiba). Pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e técnicos da Emater e do Iapar organizam o evento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]