• Carregando...

A pesquisa da PCW questionou o que o empresariado vê como vantagens e desvantagens da Região Sul em relação ao restante do país. "O que mais preocupa é a carga tributária, mas o que nos chamou a atenção foi a falta de segurança, item que não era mencionado uns dois anos atrás", diz Carlos Biederman, coordenador do estudo. O número, por enquanto, ainda é pequeno. No Paraná, 6% dos entrevistados citaram a criminalidade como problema do estado contra 28% dos que reclamam do peso dos tributos. Outras desvantagens citadas pelos paranaenses foram incentivos fiscais (23%) e malha viária (17%).

Sobre o que o Paraná tem de melhor, a pesquisa revelou que a qualidade da mão-de-obra é o item mais comentado: 36% dos empresários escolheram esta resposta. Em seguida vieram qualidade de vida (38%), poder aquisitivo da população (29%), localização estratégica (36%), pólo de alta tecnologia (16%) e possibilidade de expansão dos negócios (15%).

Os problemas são similares nos outros estados. Por isso, mais de dois terços dos empresários da Região Sul (71,3%) acreditam que os governos estaduais deveriam investir em infra-estrutura para promover o crescimento, o que supera inclusive a reforma tributária, citada como o maior entrave ao incremento da economia. Para 57,4% deve haver investimento em educação e formação profissional. (MS)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]