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As vendas de carros importados esboçaram uma tímida reação em abril com a maturação das cotas de importação do novo regime automotivo, mas seguem abaixo do volume registrado no início de 2012. As marcas estrangeiras vinham sofrendo com um adicional de imposto anunciado pelo governo no final de 2011 em um momento de transição para o novo regime. O programa, que passou a valer neste ano, prevê uma cota de importação para as marcas estrangeiras sem a penalidade tributária.As habilitações de importadores ao programa começaram a sair no início do ano e permitiram queda de preços graças às cotas.

Em abril, as marcas sem fábrica no Brasil venderam 11.917 unidades, número 36% superior ao de março, mas cerca de 7% inferior ao do mesmo mês de 2012. A participação dos importados teve leve alta no mês e passou para 3,5% do mercado total de veículos.

Segundo o presidente da Associação dos Importadores de Veículos (Abeiva), Flavio Padovan, os números mostram os efeitos das cotas e uma melhora da situação. "O cenário é menos pior", diz.

Nos primeiros meses do ano, a queda em relação a 2012 vinha sendo superior a 20%. O volume vendido de janeiro a abril, de 33,2 mil unidades, é 25% inferior em relação ao do mesmo período do ano passado, quando o setor conseguiu alcançar vendas mais elevadas graças ao estoque de unidades faturadas sem o adicional dos impostos.

Apesar da leve melhora em abril, a entidade não descarta uma revisão na estimativa inicial de vendas para 2013, hoje de 150 mil unidades.

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