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Problemas com o cartão de crédito lideraram a lista de queixas nos Procons de todo o país em 2011. Segundo o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (Sindec), que reúne Procons de 23 estados mais o Distrito Federal, 9,2% dos atendimento aos consumidores realizado em Procons de 23 estados do país e do Distrito Federal foram relacionados ao tema. Telefonia celular (8%), banco comercial (7,2%), telefonia fixa (5,5%) e aparelho celular (5%) também aparecem com grande número de reclamações.

Os principais problemas enfrentados pelos consumidores com cartões de crédito foram: cobranças (falta de informação sobre valores, cobranças duplicadas etc), com 35,46% dos atendimentos; e ofertas, com 19,99%.

Na lista de forncedores, o grupo Itaú lidera o ranking de 2011, com 81.946 atendimentos. Em seguida aparecem Oi (80.894), Claro/Embratel (70.150), Bradesco (45.852) e TIM/Intelig (27.102).

As mulheres representam 54,69% das pessoas que procuraram os Procons em 2011. A maioria dos consumidores tem entre 31 e 40 anos. Os jovens até 20 anos somam 2,12%, o menor porcentual registrado. Porém, é tido como um número importante, pois representa mais de 22 mil jovens consumidores que conscientes de seus direitos procuraram os Procons.

O Paraná é um dos poucos estados que ainda não integram o Sindec. O processo, entretanto, já está em andamento e as informações do Procon-PR deverão ser contabilizadas no balanço do Sindec de 2012.

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