• Carregando...

Cascavel – As empresas canadenses do ramo de alimentos Jafaco e Serval (pertencentes ao grupo Delimax) assinaram ontem um acordo de cooperação com a prefeitura de Cascavel para a instalação de duas unidades do grupo na cidade. O plano prevê a construção de um frigorífico de bovinos para a produção de embutidos de vitela e uma fábrica de nutrientes para animais. O investimento, segundo os canadenses, será de aproximadamente US$ 25 milhões (cerca de R$ 50 milhões). O projeto deve gerar cerca de mil empregos diretos.

A assinatura do convênio foi realizada no auditório da Associação Comercial e Industrial de Cascavel (Acic) e reuniu o executivo da Serval, René Demers, e o presidente da Jafaco, Jacques Belda, além do prefeito de Cascavel, Lísias de Araújo Tomé, e o presidente da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundetec), Mário Bracht. As negociações para a instalação das duas empresas canadenses, que têm sede na província de Québec, começaram há um ano, quando uma comitiva liderada pelo prefeito Lísias visitou o Canadá. "Nesse período, os executivos das duas empresas visitaram cinco vezes Cascavel para analisar o mercado e consolidar a parceria", disse o prefeito.

De acordo com o presidente da Fundetec, a instalação das indústrias faz parte do projeto Cascavel Tecnópolis, programa municipal criado há cerca de um ano para incentivar os investimentos de alta tecnologia na cidade. "Optamos por iniciar as nossas atividades no Brasil por Cascavel. A cidade dispõe de um potencial agropecuário e logístico que atende às nossas necessidades", explicou René Demers. De acordo com o convênio assinado ontem, serão instaladas duas empresas no município: a Serval do Brasil e a Jafaco do Brasil. Elas atuarão no confinamento e no abate de bovinos (bezerros para a produção de embutidos de vitela e derivados) e produção de ração animal.

"A nossa expectativa é de que todo o processo de instalação industrial seja concluído em um ano. O processo de abertura é um pouco demorado em razão da aprovação dos projetos junto aos órgãos ambientais", explicou Bracht. O presidente da Javaco informou que o objetivo da instalação da empresa em Cascavel é atender o mercado interno e também o Mercosul e a Europa. A empresa, inicialmente, teria capacidade para abater 700 bezerros usados na produção de vitela. Já a quantidade de nutrientes para animais não foi revelada pela companhia.

O local onde serão construídas as duas indústrias ainda está sendo discutido pela prefeitura e os dirigentes das multinacionais. Este é o segundo grupo canadense a se instalar na cidade. O primeiro é a Semex do Brasil, que atua no melhoramento genético da bovinocultura de leite. Uma terceira companhia canadense está negociando a entrada no mercado brasileiro por Cascavel. No entanto, o nome da empresa, que atua no ramo de ração animal, não foi revelado pela prefeitura.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]