• Carregando...
 | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

Usuários da Vivo, Tim e Claro relataram em redes sociais que celulares dessas operadoras tiveram o horário adiantado em uma hora, automaticamente, na madrugada deste domingo (21). O horário de verão, no entanto, só começa daqui a duas semanas – em 4 de novembro.

A alteração automática provocou confusão e gerou dúvidas entre as pessoas que não tinham certeza sobre o início do horário de verão. “Por favor, alguém pode me informar que horas são?”, perguntou um usuário do Twitter no início da madrugada. “Não estou entendendo nada”, escreveu outra pessoa. “Se ninguém me falasse, eu nem ia perceber que já é horário de verão”, confundiu-se uma internauta.

Na manhã deste domingo (21), a hastag #horariodeverao já estava nos trend topics do Twitter, na maioria dos casos com postagens de internautas relatando confusões causadas pelo adiantamento automático dos celulares ou reclamando do horário de verão. Segundo os relatos, o problema ocorreu em aparelhos que usam sistema Android e iOS.

É a segunda confusão em uma semana. Na segunda-feira (15), alguns aparelhos com sistema iOS, da Apple, se adiantaram e acordaram seus donos uma hora mais cedo. O erro ocorreu de domingo (14) para segunda (15). Foi exatamente no dia 14 de outubro que o horário de verão começou no ano passado. Na ocasião, a operadora informou que o adiantamento havia sido causado por uma falha de sistema e que o erro afetou um número reduzido de clientes.

Em nota, o SindiTelebrasil, que representa as principais empresas de telefonia do país, informou que o ajuste do horário não foi realizado pelas operadoras.

Horário de verão

A previsão inicial do governo era de que o horário de verão deste ano começasse mesmo no dia 21 de outubro. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no entanto, solicitou que a mudança de horário coincidisse com o segundo turno das eleições deste ano. Por isso, um decreto emitido em dezembro do ano passado havia adiado o início do horário de verão para 4 de novembro – mesma data do segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Após pedido do Ministério da Educação (MEC), o governo federal chegou a cogitar uma nova mudança, mas acabou voltando atrás e mantendo o começo do horário de verão em 4 de novembro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]