Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Hora certa

Celulares Android poderão errar virada do horário de verão. Google mostra como evitar isso

Por duas vezes em outubro, relógios de smarthopnes foram atualizados automaticamente, por engano, devido a falhas nos sistemas operacionais e das operadoras

Tela de configuração de data e hora no Android. | Rodrigo Ghedin/Gazeta do Povo
Tela de configuração de data e hora no Android. (Foto: Rodrigo Ghedin/Gazeta do Povo)

O Google emitiu no início da semana em seu blog oficial um alerta e dicas de como evitar transtornos a usuários de smartphones com o sistema operacional Android. A partir da meia-noite deste domingo (4), começa a vigorar o horário de verão em dez estados brasileiros e mais o Distrito Federal. No mesmo dia, acontece a primeira fase do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para se adequarem ao horário oficial de Brasília, os relógios deverão ser adiantados em uma hora.

Conforme as orientações do Google, o usuário deve seguir os seguintes passos antes do domingo: acessar no menu “Configurações” a opção “Sistema”, depois escolher “Data e Hora” ou similar. Em alguns aparelhos talvez não seja necessário passar pelo menu “Sistema”. Em seguida, é preciso desativar as opções “Data e hora automáticas” e “Fuso horário automático”. Por último, o usuário deve adicionar 1 hora em seu horário local.

Na manhã do dia 4, recomenda o Google, lembre-se de desfazer essas configurações ativando as opções “Data e hora automáticas” e “Fuso horário automático”, e reinicie seu aparelho. Assim, ele estará pronto para a atualização automática ao fim do horário de verão, no dia 16 de fevereiro de 2019, quando os relógios serão atrasados em uma hora.

LEIA TAMBÉM: O estado brasileiro que tomou a dianteira da geração caseira de energia solar

A Gazeta do Povo entrou em contato com a Apple, que informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que “a mudança deve ocorrer normalmente no sistema iOS”, dispensando quaisquer ajustes manuais. Se eventualmente o relógio não for atualizado automaticamente, para corrigir o horário no iPhone entre nos “Ajustes”, depois toque na opção em “Geral” e em “Data e Hora”. Desmarque a opção “Automaticamente” e digite o nome da sua cidade no campo correspondente.

Relógios foram atualizados antes do previsto

Em outubro, relógios de alguns smartphones mudaram para o horário de verão antes da hora em semanas diferentes. Muitas pessoas acordaram mais cedo, com o celular adiantado em uma hora, bem antes do previsto.

No dia 21 de outubro, o erro decorreu do fato de alguns fabricantes de celulares com sistema Android não terem repassado as atualizações da tabela que define o início e o término do horário de verão aos aparelhos. Modelos mais antigos ou que não receberam atualizações desde janeiro trocaram o horário incorretamente.

Na segunda-feira anterior, 15 de outubro, clientes da operadora TIM em diversas cidades do país relataram o mesmo problema. Neste caso, a data coincidiu com a do início do horário de verão no ano passado, mas, neste ano, ele só vai começar em novembro, por decisão do governo. A operadora assumiu a culpa pelo erro.

Para manter o horário do celular ou tablet atualizado, são usadas múltiplas fontes, o que aumenta as chances de que erros aconteçam.

Por meio de uma lei federal, o horário de verão deve começar sempre no terceiro domingo do mês de outubro. É assim desde 2008, o que deu previsibilidade e facilitou ajustes automáticos em aparelhos digitais, como computadores e smartphones. Os estados afetados pela mudança são Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, além do Distrito Federal.

LEIA TAMBÉM:O preço do iPhone nunca subiu tanto no Brasil como em 2018

Em 2018, devido às eleições (dias 7 e 28 de outubro) e às provas do Enem (4 e 11 de novembro), o governo federal adiou, excepcionalmente, o início do horário de verão para 18 de novembro, mas voltou atrás após os dois episódios e foi anunciada, em definitivo, a data de 4 de novembro para a mudança.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.