• Carregando...

A aplicação dos questionários do Censo Agropecuário 2007, que seria encerrada ontem, deve levar mais duas semanas no Paraná. Em âmbito nacional, o atraso pode passar de um mês, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice de conclusão dos trabalhos ainda não foi divulgado, mas teria passado de 90% em alguns estados e estaria perto de 50% em outros, conforme coordenadores regionais do órgão de pesquisa.

O cronograma do Censo Agropecuário não previa falta de pessoal, problema que levou à realização de concurso público em plena fase de pesquisa. A coleta de dados começou em 16 de abril e o segundo concurso foi realizado em julho. No concurso inicial foram selecionados 68 mil pessoas e, no último, mais 4,4 mil. Nove estados tiveram que reforçar suas equipes de recenseadores, entre eles o Paraná.

Houve dificuldades também com o uso do computador de mão que registra as respostas dos entrevistados. Até se familiarizarem com o sistema, os recenseadores não conseguiram atingir a meta de quatro ou cinco questionários preenchidos por dia. Outro problema foi a tradicional dificuldade de acesso a locais mais distantes de centros urbanos.

Ainda nesta semana, reuniões regionais vão avaliar a coleta. Até ontem, a divulgação dos primeiros resultados da pesquisa continuava prevista para 31 de agosto. Os resultados finais saem em dezembro e os definitivos, a partir de julho de 2008. O Centro Agropecuário 2007 é mais completo que os anteriores. Pela primeira vez o Brasil deve saber com exatidão, por exemplo, a áre destinada a grãos geneticamente modificados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]