• Carregando...

Os dois principais centros de convenções de Curitiba – Estação Embratel Convention Center e Expo Trade Convention & Center (que fica na vizinha Pinhais) – ainda têm bastante capacidade ociosa, mas os empreendedores traçam planos ambiciosos e expectativa de lotar seus espaços.

O Expo Trade está investindo cerca de R$ 400 mil para ampliar o estacionamento para veículos, medida necessária para abrigar as apresentações que o Cirque du Soleil fará no local, em setembro e outubro. E o Estação Embratel também pode vislumbrar vôos mais altos, já que desde fevereiro passou a ser controlado pela poderosa BR Malls, que vem fazendo grandes investimentos em shoppings em todo o Brasil.

O estacionamento atual do Expo Trade tem capacidade para receber 2,8 mil veículos. Com a ampliação, o pátio terá 350 vagas a mais, o equivalente ao espaço que o Cirque du Soleil irá ocupar. De acordo com o diretor do espaço, Nelson Bolduan, o local foi indicado por oferecer toda a infra-estrutura que o circo necessita. A tenda principal e os equipamentos de apoio vão ocupar cerca de 25 mil metros quadrados. "Fomos procurados pela organização. Ficamos muito felizes em sediar um grande evento internacional, na sua estréia brasileira."

Durante as apresentações da trupe, o pavilhão, que tem 23 mil metros quadrados, continuará a abrigar feiras e eventos. O Expo Trade tem hoje taxa de ocupação de 35%. De acordo com Bolduan, o porcentual ideal seria 60%. "Estamos em uma grande busca por mais eventos. Felizmente, estamos sendo cotados para eventos nacionais e internacionais justamente pelas vantagens que Curitiba oferece."

O Estação Embratel tem área total de 25 mil metros quadrados. A BR Malls não pôde fazer comentários sobre os negócios pois está em fase de silêncio, por conta do lançamento de dêbentures (no valor de R$ 320 milhões) em 26 de julho.

Os eventos corporativos são os principais responsáveis pela alta ocupação dos hotéis da rede Bristol em Curitiba. Nas últimas semanas, o movimento nas sete unidades, incluindo a de São José dos Pinhais, tem sido 26% superior ao do mesmo período do ano passado. De acordo com o diretor-comercial da rede, Gilberto Cordeiro, algumas unidades têm apresentado taxa de ocupação acima de 100%, já que muitos clientes deixam o hotel pela manhã e os quartos voltam a ser ocupados no mesmo dia.

Com a presença em 14 cidades do Centro-Sul do Brasil, a Bristol consegue negociar diretamente com grandes empresas a realização de eventos dentro de suas unidades. "Em vez de participarmos de licitações, fazemos contratos diretamente com os usuários, após um trabalho de prospecção." Segundo Cordeiro, a rede vem registrando movimentação boa em várias cidades, mas Curitiba vem se destacando. O gerente do Bristol Upper Residence, Gerson Comino, diz que a unidade está com ocupação média de 80% nas últimas semanas, contra 70% registrada no ano passado. "Também nos favorecemos com o crescimento de Pinhais e do Expo Trade, pois somos o primeiro hotel para quem vem dessa cidade." (RF)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]