Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
telefonia

Cerca de dez mil já se cadastraram no Procon para bloquear telemarketing

Cadastro para Bloqueio de Recebimento de Ligações de Telemarketing (CBRLT) entrou em funcionamento no Paraná na terça-feira (1º)

Cerca de dez mil consumidores já bloquearam seus números para não receber telefonemas de empresas de telemarketing e de institutos de pesquisa. O Cadastro para Bloqueio de Recebimento de Ligações de Telemarketing (CBRLT) entrou em funcionamento no Paraná na terça-feira (1º).

O bloqueio pode ser feito através do site da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa ao Consumidor (Procon-PR), pelo telefone do órgão (0800 41 15 12) ou nos balcões de atendimento do MS de cada município. Em Curitiba, o endereço é Alameda Cabral, 184, no Centro da capital.

A grande procura pelo cadastro que permite aos consumidores de telefonia móvel e fixa não receberem mais ligações de empresas e institutos de pesquisa gerou congestionamento na central telefônica do Procon na manhã desta quarta-feira (2). No entanto, no período da tarde a situação já tinha sido normalizada.

Apenas o titular da linha telefônica pode fazer o bloqueio e deve ter em mãos o CPF, RG e o CEP de sua residência. Não é possível fazer o cadastro telefonando para o Procon de um celular. O proprietário de uma linha móvel deve telefonar para o Procon de um telefone fixo. Cada consumidor pode fazer o bloqueio de até três números de telefone.

O consumidor que estiver cadastrado na lista e receber ligações de empresas de telemarketing e institutos de pesquisa 30 dias após ter feito o bloqueio, deve fazer a denúncia ao Procon. A multa vai de R$ 212 a R$ 3,192 milhões.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.