• Carregando...

O presidente da Venezuela, Hugo Chavez, anunciou nesta quinta-feira um corte de três zeros na moeda do país e a redução do Imposto de Valor Agregado (IVA) em cinco pontos percentuais. As medidas visam a "frear os fenômenos que ameaçam o país e a fortalecer a economia".

Chavez, que falou sobre as medidas na nova temporada de seu programa de rádio "Alô Presidente", explicou que o imposto será reduzido em três pontos percentuais a partir da 1º de março e em mais dois pontos a partir de 1º de julho.

Segundo o jornal venezuelano "El Nacional", a medida terá impacto direto na inflação em torno de três pontos percentuais ao ano. A inflação da Venezuela está em 17%, a mais alta da região. O objetivo do presidente é reduzir este valor a um dígito. Já a taxa de câmbio é de 2,150.

Nos cálculos de Chavez, a decisão de reduzir o imposto representa uma renúncia fiscal de 7 a 8 bilhões de bolívares por ano (até US$ 17,2 bilhões). Mas, para compensar a perda, a Venezuela vai aumentar os impostos de outros setores. Além disso, o país pretende criar uma taxação ao patrimônio e ao luxo.

O corte da moeda, por sua vez, seria reavaliado em 4 de fevereiro de 2008.

Já a redução dos valores das notas em circulação tem o intuito de dar maior eficiência ao sistema de pagamentos e consolidar a confianã na moeda nacional.

O presidente também pediu que os produtores do país reflitam sobre a especulação por considerar que se trata de um "atentado contra a saúde nacional".

- Não me dêem motivos mas, se me derem, vou expropriar tudo que for necessário em defesa do povo venezuelano - ameaçou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]