• Carregando...
 | Sossella
| Foto: Sossella

As autoridades chinesas confirmaram neste domingo que o brinquedo Bindeez, fabricado na China e suspeito de intoxicar doze crianças nos EUA e Austrália, contém o GBH (1,4-butanediol), uma substância tóxica e alucinógena conhecida como "ecstasy líquido".

A droga pode causar problemas respiratórios, confusão mental, desmaio e até morte em crianças, segundo especialistas.

A Agência Nacional de Supervisão de Qualidade, Inspeção e Quarentena da China informou, em uma nota oficial, que os novos testes encontraram a substância tóxica na fábrica do brinquedo, da empresa Wangqi Product Factory, em Shenzhen (fronteira com Hong Kong).

A China já havia suspendido ontem as exportações do brinquedo, que consiste em pequenas bolinhas coloridas que são coladas com água para criar desenhos. E é justamente nessa goma que está a substância tóxica GHB.

Os Estados Unidos e Austrália foram os primeiros a retirar o Bindeez do mercado, declarando recall do produto na quinta-feira. O Canadá, o Brasil, a Espanha, o Reino Unido, a Malásia e Cingapura seguiram o exemplo.

O brinquedo só teria começado a ser produzido pela empresa australiana Moose Enterprises na fábrica de Shenzhen depois que não houve problemas no teste das amostras fornecidas pelo fabricante, defendeu-se a agência do governo chinês.

A Moose Enterprise, que tem escritório na ex-colônia britânica, disse que está investigando porque o brinquedo é coberto com o 1,4 butanediol em vez do previsto 1,5-pentanediol, comum em tintas de impressoras e quatro vezes mais caro que a substância tóxica detectada.

Inmetro pode até fechar loja que vender o brinquedo

O contato com a substância tóxica,conhecida também como "ecstasy líquido", colocado em bebidas de vítimas do golpe "Boa noite, Cinderela", pode acontecer ao passar a mão sobre o brinquedo e levá-la à boca em seguida.

No Brasil, o Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro) afirmou nesta sexta-feira que estão previstos multas e até fechamento para a loja que insistir em vender o brinquedo Bindeez, suspeito de conter substância tóxica, antes dos resultados dos novos testes, que devem sair na semana que vem.

Desde o final desta quinta-feira, o Inmetro e a Long Jump, distribuidora do produto no Brasil, que afirmou não haver contaminação no lote vendido no país, estão recolhendo os produtos das lojas, por prevenção.

Clique aqui e confira o histórico dos recalls de brinquedos em 2007.Mais um escândalo dos produtos "made in China"

Este é mais um escândalo sanitário dos produtos "made in China", depois que a multinacional Mattel retirou nos últimos meses mais de 20 milhões de brinquedos fabricados neste país, que responde por 60% da produção mundial do setor.

Outros produtos como remédios, alimentos e pneus fabricados na China também foram retirados de mercados do mundo inteiro devido a problemas sanitários. O governo chinês lançou então várias campanhas de fiscalização para recuperar a credibilidade de suas exportações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]