Parceria com a 99 ajudará prefeitura de Porto Alegre a fazer intervenções mais rápidas para ajustar o tempo dos semáforos| Foto: Lucas Barroso/ PMPA

A 99, empresa de transporte urbano da chinesa DiDi Chuxing, fez parceria com a prefeitura de Porto Alegre (RS) para que um aplicativo de inteligência artificial ajude na gestão dos semáforos na cidade gaúcha. Por meio de um mapa de fluidez, a prefeitura vai receber dados sobre as principais avenidas das cidades e sugestões sobre quando alterar o tempo dos semáforos para otimizar os deslocamentos. As informações de trânsito são enviadas automaticamente ao sistema pelo GPS dos motoristas do aplicativo da 99.

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Na primeira etapa do projeto, 1.300 semáforos serão monitorados pela empresa. Até o momento, foram 300. “Com os dados, a prefeitura terá mais ferramentas para intervir estrategicamente no trânsito e implementar melhorias para a cidade. Porto Alegre está muito aberta para inovação”, afirma Miguel Jacob, gerente de políticas públicas da 99.

De acordo com o executivo, a empresa iniciou as conversas com a prefeitura de Porto Alegre em 2017, antes da aquisição pela DiDi. Outras cidades estão no alvo da 99, mas Jacob garante que prefere “calibrar” o projeto piloto antes de expandi-lo. “O sistema foi criado em parceria com engenheiros e cientistas da Universidades de Michigan e da Califórnia (EUA) e aprimorado com o poder público de cada cidade. Essa é a primeira vez que implantamos o sistema fora da China”, detalha.

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Na segunda etapa do projeto, prevista para o final deste ano, Jacob promete uma otimização sistêmica dos semáforos. Ou seja, a empresa vai sugerir o tempo ideal para o sinal vermelho, amarelo e verde. “Teremos de fazer uma simulação de trânsito com outras vias para garantir uma fluidez total da cidade. Nesta fase, usaremos muita inteligência artificial e machine learning”, explicou o gerente.

Na China, os cientistas de dados da DiDi trabalham com governos locais de 20 cidades. Segundo a gigante de mobilidade, em Guangzhou, cidade de Hong Kong, a ferramenta reduziu o congestionamentos das vias e aumentou em 42,3% a velocidade média dos principais corredores de tráfego.

Compartilhamento de dados

Com proposta diferente da 99, a Uber lançou em abril uma plataforma de compartilhamento de dados (https://movement.uber.com) que oferece aos usuários o tempo médio de percurso entre diversas regiões metropolitanas do mundo, calculado a partir de viagens realizadas por motoristas do aplicativo nos últimos três anos. Por enquanto, o sistema está disponível apenas para a capital paulista.

“O objetivo do Movement é contribuir com o trabalho de gestores públicos, planejadores urbanos, pesquisadores e interessados em mobilidade. Com os dados, é possível avaliar com eficiência o impacto de diferentes políticas e tomar decisões fundamentadas sobre investimentos em infraestrutura”, afirma Ivo Corrêa, diretor de regulação da Uber na América Latina.

No mês passado, a empresa também apresentou nos EUA uma nova interface que vai integrar as viagens de carro com o transporte público. A nova versão do aplicativo deve estar disponível para os usuários do Brasil ainda este mês.

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