• Carregando...

O Citigroup espera que grandes mercados emergentes, como o Brasil, liderem a recuperação do banco e sejam responsáveis pelo crescimento futuro, afirmou o presidente-executivo da instituição, Vikram Pandit, nesta segunda-feira (22).

Durante entrevista a um pequeno grupo de jornalistas na sede do banco em São Paulo, Pandit também disse que o Brasil está emergindo como uma região importante de crescimento para o Citigroup, agora o terceiro maior banco dos Estados Unidos depois de perder bilhões de dólares em meio à crise de crédito.

"Nós trataremos muito claramente os dois temas de crescimento. Um será a globalização e o segundo, o crescimento em mercados emergentes", disse Pandit. "Estamos convencidos de que os mercados emergentes vão separar-se dos mercados desenvolvidos."

Foco

O Brasil, maior economia da América Latina, tem sido uma rara região de destaque para o Citigroup nos últimos anos, oferecendo uma fonte estável de receitas durante o maior boom do país em três décadas.

Pandit afirmou que o Citigroup pretende mirar cada vez mais na área de empréstimos ao consumidor no país, estratégia que outros bancos também estão utilizando à medida que mais brasileiros e pequenas e médias empresas buscam tomar dinheiro emprestado para investir. Ele acrescentou que a consolidação do setor bancário no Brasil poderá apresentar oportunidades para a instituição.

O banco, sediado em Nova York, levantou quase US$ 1 bilhão por meio da venda da participação na operadora de cartão de crédito Redecard. Em 2008, o Citigroup comprou a corretora Intra, apostando num crescimento das operações com ações no Brasil.

Pandit foi cauteloso ao salientar que os Estados Unidos continuarão como um mercado chave para o Citigroup. "Nós temos uma forte presença nos Estados Unidos e isso continuará", disse. Ele apontou ainda que a área de cartões de crédito e a carteira de hipotecas do banco continuam sendo desafios.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]