São Paulo (AE) Mais de 20% das vendas de automóveis das montadoras no ano passado foram direcionadas para clientes especiais, grupo formado por locadoras, frotistas e governo. As três maiores fabricantes do País Fiat, General Motors e Volkswagen responderem por 90% desse comércio, que somou 328,8 mil unidades. O mercado brasileiro total consumiu 1,618 milhão de veículos de passeio e utilitários.
A clientela vip consegue vantagens como descontos que chegam a 30% do preço do veículo. Empresas de aluguel de carro são maioria no grupo e ficaram com quase 60% das aquisições especiais. Em 2000, as locadoras ficavam com 5,5% das vendas da indústria automobilística, participação que no ano passado chegou a 12%. O setor comprou 194,8 mil veículos, segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
O tratamento dado pelas montadoras às empresas de locação provoca críticas de concessionários, que alegam obter no máximo 11% de desconto na compra de carros da fábrica.
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