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As 600 mil indústrias brasileiras têm à disposição uma nova opção para adquirir bens e serviços com descontos ou outras vantagens. Inspirada nos sites de compras coletivas, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) desenvolveu o Clube Indústria de Benefícios, site de compras corporativas (www.clubeindustria.com.br). Por meio da ferramenta, as empresas do setor industrial podem contratar planos de saúde, aluguel de carros, serviços de hotelaria e turismo, logística e consultoria, entre outros, com ofertas especiais. O site nasce com 58 participantes, entre elas a TAM, DHL Express, rádio CBN, Sesi, Senai e Unidas Locadora de Veículo.

"Parte da inspiração vem do modelo de sites de compras coletivas, mas pensando do ponto de vista corporativo. Também será um clube de relacionamento", explica o gerente executivo de relações do trabalho e desenvolvimento associativo da CNI, Emerson Casali.

Apesar da inspiração nas compras coletivas, o Clube Indústria de Benefícios tem diferenças significantes. Primeiro, não será feito via e-commerce. O site será no modelo B2B (Business to Business), ou seja, a partir dos anúncios, as empresas interessadas vão entrar em contato com as anunciantes e fechar negócio. "As compras não serão efetuadas pelo site. Será uma espécie de vitrine", diz Casali. Além disso, não existe número mínimo de compras para a oferta ser validada e nem porcentual de desconto obrigatório.

Para pequenas

Apesar de ser aberto a todas as empresas do setor industrial, o foco principal são os 580 mil micro e pequenos negócios. "Essa parcela não tem poder de negociação como uma grande companhia. O portal vai abrir novas possibilidades."

O projeto do clube de benefícios foi desenvolvido durante um ano e meio e recebeu um investimento de aproximadamente R$ 5 milhões. Apesar de ser impossível medir quantas parcerias serão viabilizadas por meio da nova ferramenta, já que os negócios serão fechados diretamente entre as partes, Cassali prevê é otimista em relação aos resultados até o fim de 2012. "Até lá, acreditamos que 20% das indústrias (120 mil) economizem cerca de R$ 10 mil cada uma por ano. Ou seja, economia de R$ 1,2 bilhão para as empresas."

Manutenção

Nos próximos três mês, os anúncios serão gratuitos. Posteriormente, será cobrada uma taxa que, segundo Casali, ainda não está definida, mas necessária para pagar os custos de manutenção do espaço virtual. As empresas interessadas em anunciar precisam entrar no site, fazer um cadastro e, posteriormente, a CNI vai fazer novo contato para validar a oferta – que poderá permanecer no ar de um a 30 dias.

Além do próprio site, as ofertas serão anunciadas pelas redes sociais da CNI: no Twitter @clubeindustria e o Facebook (Facebook/clubeindustria).

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