• Carregando...

O Conselho Monetário Nacional (CMN) fixou em 4,5% a meta de inflação para 2015 medida pelo IPCA, com 2 pontos percentuais de tolerância para cima ou para baixo, e reafirmou a mesma meta para este ano, informou o Banco Central nesta sexta-feira (28). O centro da meta de inflação está estacionado em 4,5% desde 2005, ano que a tolerância foi de 2,5 pontos. A partir de 2006, a margem de tolerância passou a ser de 2 pontos.

Qualquer mudança da meta de inflação neste momento foi descartada pelo governo diante do delicado momento econômico, com recuperação ainda frágil da atividade e inflação elevada. Em abril, o BC iniciou mais um ciclo de aperto monetário, intensificado em maio, quando a taxa básica de juro Selic foi elevada em 0,5 ponto percentual, para 8% ao ano.

O IPCA encerrou maio em 0,37%, no menor nível desde junho de 2012, mas no acumulado em 12 meses ficou em 6,5%, exatamente o teto da meta de inflação.

CMN mantém TJLP em 5%

O CMN manteve em 5% ao ano a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) que vigorará no terceiro trimestre de 2013, informou o Banco Central nesta quinta-feira. A TJLP é usada para corrigir os empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e está em 5% desde o primeiro trimestre deste ano.

A definição sobre a TJLP cabe ao CMN, que é integrado pelos ministros da Fazenda e do Planejamento e pelo presidente do Banco Central.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]