• Carregando...

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou nesta quinta-feira que o Conselho Monetário Nacional (CMN) decidiu manter a meta de inflação para 2008 em 4,5% ao ano, com uma margem de tolerância de dois percentuais para cima ou para baixo. O CMN decidiu também reduzir O Conselho Monetário Nacional (CMN) reduziu nesta quinta-feira a taxa de juros de longo prazo (TJLP) de 8,15% ao ano para 7,5%.

Segundo Mantega, o ministro disse que a decisão se manter a meta de inflação foi tomada porque o governo entende que a política de combate à inflação está sendo muito bem-sucedida no Brasil.

- A inflação este ano está dentro da meta e até mesmo abaixo do centro. As políticas monetária e fiscal têm sucesso pleno e é extremamente importante que a meta seja mantida - afirmou.

A meta de inflação de 2007, que já havia sido anunciada, foi confirmada em 4,5% pelo CMN. Mantega também afirmou que a inflação hoje no Brasil não corrói mais os salários dos trabalhadores e não perturba empresários que querem fazer investimentos.

No entanto, ele destacou que ela ainda está num nível moderado e que a definição da meta de 2008 em 4,5% não quer dizer que o país não vá alcançar patamares mais baixos que este.

TJLP

A taxa é utilizada pelo BNDES para financiar projetos. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, lembrou que esta é uma das menores taxas de juros de longo prazo já estabalecidas no país e que a redução é importante para incentivar os investimentos.

- Temos que ter investimentos crescendo sempre acima do crescimento do PIB para ganhar oferta futura e evitar pressões inflacionárias - disse Mantega.

O ministro comemorou o fato de o investimento estar crescendo e achou positiva a divulgação, feita hoje pela manhã pelo IBGE, de que o investimento este ano já representa 20,4% do PIB.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]