• Carregando...

O Conselho Monetário Nacional (CMN) manteve nesta quinta-feira (27) a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) em 5,5% ao ano para o quarto trimestre de 2012. A TJLP é usada para corrigir os empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A decisão sobre a TJLP cabe ao CMN, composto pelos ministros da Fazenda e do Planejamento, além do presidente do Banco Central.

A TJLP foi reduzida no final de junho, quando estava em 6,0 por cento, patamar que permaneceu desde julho de 2009. O corte ocorreu como parte do movimento do governo para reduzir o custo dos investimentos no país com o objetivo de elevar a competitividade da indústria diante da crise externa.

O Banco Central também tem reduzido a taxa básica de juros para estimular a economia e baratear o financiamento. Desde agosto de 2011, a Selic foi cortada em 5 pontos percentuais, chegando a 7,5 por cento, o menor patamar da história.

O governo também diminuiu impostos, como na desoneração da folha de pagamento, e anunciou o pacote de renovação das concessões e redução dos encargos incidentes na conta de luz.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]