• Carregando...

A Coca-Cola fechou acordo para comprar por US$ 2,5 bilhões a fabricante chinesa de sucos Huiyuan, na maior aquisição de uma empresa chinesa por uma companhia estrangeira na história da China.

A Coca-Cola, cujas vendas nos Estados Unidos são estáveis mas crescentes mundo afora, domina o mercado de sucos na China e espera agora entrar com força no segmento de sucos naturais.

Grandes aquisições têm sido menos freqüentes na China nos últimos anos numa fragmentada indústria de consumo à medida em que empresas lidam com forte competição e redução nas margens. Marcas locais são conhecidas ainda por resistirem ao controle de estrangeiros, afirmaram analistas.

A Huiyuan, na qual a francesa Danone detém mais de 20%, controla 10,3% do mercado de sucos que cresceu 15% no ano passado, para US$ 2 bilhões. A empresa é seguida de perto pela Coca-Cola, com 9,7% do mercado.

"O acordo é uma grande surpresa para o mercado e a oferta é super generosa", afirmou Lawrence Chor, analista na Tai Fook Securities.

A Coca-Cola concordou em pagar US$ 12,20 de Hong Kong em dinheiro por ação da Huiyuan - cerca de três vezes o preço de fechamento do papel na sexta-feira.

As ações da Huiyan, que tem 16 anos de presença no mercado, dispararam 160% na quarta-feira, retomando os níveis de outubro de 2007.

Três acionistas, incluindo a Danone, que detinham 66 por cento combinados na Huiyuan, concordaram em vender suas participações, afirmou a Coca-Cola.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]