• Carregando...

O retorno das chuvas a praticamente todas as regiões produtoras do Paraná trouxe alívio aos produtores. Com o solo úmido, o trabalho de plantio foi retomado em ritmo acelerado. De acordo com relatório da Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab), desta terça-feira, a semeadura da soja no estado alcançou 23 % dos 5,2 milhões de hectares previstos. O índice é um avanço de 10 pontos porcentuais em relação a semana passada e 3 pontos porcentuais em comparação com o mesmo período do ano passado. Alguns núcleos como Cascavel e Toledo já ultrapassaram dos 70% da área plantada.

No milho verão, o trabalha está ainda mais avançado. Segundo dados da Seab, 63% da área já estão semeadas, sendo 98% em boas condições. A expectativa é que o Paraná plante 443 mil hectares com o cereal. Núcleos como Cascavel, Campo Mourão, Francisco Beltrão, Toledo e Umuarama já encerraram o plantio.

A batata e o feijão também estão em processo acelerado com 88% e 62% das áreas plantadas, respectivamente. A raiz deve ocupar 16,6 mil hectares, enquanto a leguminosa 182 mil hectares.

17,9 milhões

de toneladas de oleaginosa devem ser colhidas no Paraná na safra 2015/16, segundo a Seab. No cereal, a previsão está na casa dos 3,8 milhões de toneladas, redução de mais de 800 mil t em relação a temporada passada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]