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| Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo

A WeShape Connection Design, agência criada pelo arquiteto Maurício Medeiros (foto) e pelo publicitário Alexandre Magno, é boa de bola. Mas não em campo, e sim no design. O grupo, com mais de 15 anos de atividade, é o responsável pela ambientação de todos os pontos de venda da Nike que têm a nova camisa oficial da seleção brasileira. A marca é a mais desejada por diretores de agências de publicidade brasileiras, segundo a pesquisa Global Brand Owner Reputation Survey, da The Talent Business. A WeShape atende a Nike há oito anos e, nesse período, criou mais de 100 campanhas. Medeiros, sócio e diretor criativo da agência, contou ao repórter Lucas Gabriel Marins sobre o projeto de ambientação, os novos clientes da agência e sobre o nicho em que começou a atuar em 2013.

O que é o projeto de ambientação?

A gente foca na comunicação do ponto de venda com o consumidor final. E criamos uma visão um pouco mais ampla do que é esse contato. "Comunicamos" com vários sentidos, como o visual, para a loja ser notada em meio a tantas distrações.

E como é o projeto para a Nike?

Essa campanha lança a camiseta oficial para a Copa. Na ambientação, procuramos contar a história da camisa no ponto de venda. Nossa missão é transmitir que ela é uma camisa leve e que representa um símbolo nacional.

Onde o consumidor pode ver o projeto?

A camisa está em 66 lojas no Brasil. Aqui em Curitiba, ela está nos shoppings Mueller, Barigui e Pátio Batel. O interessante é que conseguimos montar a ambientação em todas as 66 lojas no mesmo dia, em 24 horas. Para isso, contamos com nossa equipe e fornecedores. Todos estavam bem alinhados.

A agência atende quais outros clientes?

Neste ano, conquistamos grandes clientes, como o canal Viva, da GloboSat, e o Universal Channel. Fizemos também o lançamento do Slow Cow, uma bebida à base de substâncias calmantes. É como se fosse um "antienergético". Nós trabalhamos o conceito da marca e a adaptação do produto ao público brasileiro. Conquistamos também a Mattel, a maior fabricante do mundo de brinquedos.

Como você vê o mercado de design em Curitiba?

Eu vejo uma Curitiba com mais qualidade, com bons profissionais. Vejo uma movimentação e eventos de design importantes acontecendo por aqui. Isso é positivo e coloca o design também como ferramenta de gestão. Por causa dessa mudança, estamos passando por uma reformulação, e agora trabalhamos também com propaganda.

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Coração desconfiado

A expectativa em torno da Copa do Mundo divide o coração do brasileiro, que vibra com a chance de ver em casa as melhores seleções mas desconfia do sucesso do megaevento. O assombro é maior quando o assunto é mobilidade e especialmente no que se refere às obras nos aeroportos das cidades-sede: 39% dos brasileiros acreditam que há desvio de verba pública e corrupção em torno dessas obras.

A constatação é parte do estudo "Fora de Campo", realizado pela agência de pesquisa de mercado e inteligência Hello Research junto a mil pessoas, com idades de 16 a 70 anos, de 70 municípios de todas as regiões do país.

Off-road

A onda do quadriciclo – que movimenta duas mil unidades por ano no Brasil – chegou neste começo de ano a Curitiba com a marca Polaris, norte americana líder mundial no segmento de veículos off-road, à venda na concessionária AR3 Racing, do grupo Consulfac.

São oito modelos de veículos com preços que começam em R$ 28 mil, e podem ser usados tanto para o lazer, quanto em áreas de trabalho como a agricultura.

Logística

Com uma frota de 240 veículos rastreados por satélite, a Transportadora Sulista chega aos 30 anos de atividade em 2014 e comemora um crescimento de 15% nas receitas no ano passado.

Do mesmo grupo, que tem sede em Curitiba, faz parte a Total Linhas Aéreas, que transporta cargas e passageiros por fretamento e se concentra no atendimento corporativo, operando 12 aeronaves. As duas empresas transportam 700 mil toneladas por ano e faturam R$ 215 milhões.

Expedição Safra na África

O destino internacional inédito da Expedição Safra Gazeta do Povo neste ano é a África. Entre os países a serem visitados, a África do Sul é destino certo. Economia mais desenvolvida do continente, representa tanto demanda como oferta. Segundo o Banco Mundial, mais da metade das áreas agrícolas disponíveis do planeta (passíveis de cultivo) estão no continente africano.

Os jornalistas e técnicos também vão monitorar a colheita na Argentina, no Paraguai e no Uruguai, que entra na rota como produtor de soja e amplia a abrangência das projeções sobre a colheita sul-americana.

A Expedição retoma os trabalhos de campo no próximo dia 20 e vai a 14 estados brasileiros, incluindo os portos do Arco Norte, que devem funcionar como novos canais de saída da produção agrícola.

Nova casa

A GVT se prepara para desocupar dois dos prédios que usa no Centro de Curitiba, nas ruas Lourenço Pinto e Visconde de Nácar. As operações serão concentradas em um edifício corporativo no bairro Jardim Botânico, construído pelo empresário Miguel Krigsner para abrigar também departamentos do Grupo Boticário.

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