• Carregando...
 | Divulgação
| Foto: Divulgação

Agenda

• O grupo de líderes empresariais Lide Paraná promove amanhã, no Hotel Bourbon em Curitiba, almoço-debate com o presidente da Renault do Brasil, Olivier Murguet. O encontro terá como tema "Renault e Paraná: Perspectivas e Oportunidades", e traz na pauta as estratégias de negócios, a história de sucesso da Renault no Paraná e os planos da montadora para os próximos anos.

• Superendividamento e uso responsável do crédito bancário são dois dos temas que a Ordem dos Advogados do Brasil no Paraná (OAB-PR) discutirá em Curitiba de 4 a 6 de dezembro. A III Jornada do Direito do Consumidor Bancário trará nomes como Claudia Lima Marques, Bruno Miragem, Antonio Carlos Efing, Luiz Edson Fachin, e a Secretária Nacional de Consumo, Juliana Pereira da Silva. Inscrições pelo site da entidade (www.oabpr.org.br/eventos), ao custo de R$ 120, com vagas limitadas.

Começa a dar frutos a parceria entre a Sofhar, empresa de tecnologia de informação e comunicação, com a Pontifícia Universidade Católica (PUCPR). Nesta semana será lançado o P³G – Sofhar Sustainability Management, ferramenta de inteligência de mercado voltada para o controle de indicadores de sustentabilidade em organizações. O projeto, que levou dois anos para ser desenvolvido, é o primeiro resultado prático do trabalho feito em conjunto pelas duas instituições. Desde 2011 a Sofhar e a PUCPR mantêm um acordo de cooperação técnica para pesquisa, desenvolvimento e inovação (P&D&I) de soluções em tecnologia. O diretor de operações da Sofhar, Roberto Clementi, conversou com o jornalista João Pedro Schonarth para falar sobre o lançamento do primeiro produto.

O que é o P³G – Sofhar Sustainability Management?

Trata-se de uma ferramenta baseada em três pilares da sustentabilidade – o econômico, o social e o ambiental – dentro da governança corporativa. O objetivo é ajudar as corporações a cumprirem quesitos específicos que integram o modelo de sustentabilidade e são exigidos pelo mercado. Nesse sentido, a plataforma ajuda a orientar ações e a mensurar resultados da corporação.

Qual problema esse produto quer resolver?

As empresas têm dificuldades para reunir informações voltadas à sustentabilidade, pois as suas ferramentas de gestão da informação muitas vezes não colocam o tema para ser mensurado. O P³G vem para facilitar a gestão dessas informações ligadas à sustentabilidade.

Como surgiu a ideia de firmar a parceria junto à PUCPR?

Pensávamos em crescer no mercado e para isso sabíamos que precisávamos de uma área de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P&D&I). Ter um departamento como esse dentro da empresa seria muito caro, então buscamos a universidade para firmar essa parceria, que já tem dois anos e meio. Buscamos criar produtos inovadores com o conhecimento da universidade e a nossa visão de mercado.* * * * *

A dúvida do feijão

A rede de comida rápida Giraffas está em um dilema. Conhecida por agregar ingredientes regionais em seus pratos, ela optou por servir feijão preto em Curitiba. Recentemente, entretanto, andou recebendo pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor consultas de clientes que gostam do feijão marrom – servido em outras praças, São Paulo entre elas. "Estamos pesquisando novamente para saber se houve alguma mudança na preferência do consumidor", diz Ricardo Guerra, diretor de marketing da rede.

Além do feijão, Guerra diz que a rede está interessada em introduzir pratos da culinária paranaense no cardápio. Será que vem aí o barreado fast food?

Não é só em novos pratos que a rede está interessada. O Giraffas está esticando o pescoço para o mercado de Curitiba e pretende dobrar o número de lojas até o fim de 2015. Hoje são seis. A lanchonete da Avenida Luiz Xavier pode, inclusive, mudar de formato. O objetivo da rede é transformar, nos próximos anos, todas as lojas de rua para o conceito fast casual, um misto entre o fast food e os restaurantes tradicionais. Não há prazo para as reformas ocorrerem. O formato foi criado, inicialmente, para as lojas de Miami e Orlando, nos Estados Unidos.

Unicesumar investe no presencial

Com um investimento de R$ 80 milhões para acelerar a expansão do ensino presencial, a maringaense Unicesumar pretende construir prédios para atender alunos de Curitiba, Londrina, Ponta Grossa e Guarapuava, conta o reitor da instituição, Wilson de Matos.

O empresário diz que os planos estão avançados na capital em torno de um terreno no bairro Portão, nas imediações dos shoppings Total e Palladium. A intenção é construir campus em regiões de alta densidade populacional.

Black Dotz

Os principais parceiros da Dotz, programa de fidelização com mais de 10 milhões de clientes em todo o país, participam da primeira edição de descontos da empresa, com estratégia inspirada na Black Friday. Nos dias 29 e 30 de novembro e 1.º de dezembro, os clientes Dotz terão bônus extras nas compras realizadas no site da companhia e descontos de até 70% no catálogo de produtos para a troca dos pontos.

A Dotz trabalha com parceiros nacionais e regionais, em lojas físicas e on-line, como Centauro, Fast Shop e RiHappy.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]