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O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, participa em Curitiba do Fórum de Tecnologia e Inovação, promovido pela Amcham. Evento será na quarta-feira, dia 24, das 8h30 às 12h30, no Bourbon Curitia Convention.

O Taxijá, aplicativo para a chamada de táxis, chegou à marca de 500 taxistas cadastrados em sua base de Curitiba – quase 20% da frota – em menos de cinco meses. O número surpreendeu os diretores da empresa, que agora acompanham com grande expectativa a licitação para novas placas na cidade. No mercado desde setembro de 2012, a Taxijá opera também em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, com mais de 5 mil taxistas cadastrados e 95 mil usuários. O plano é atingir 8 mil taxistas até o fim do ano e, até a Copa do Mundo, estar disponível em todas as cidades-sede. A empresa não descarta atuar em outros locais, inclusive no Paraná. O aplicativo funciona assim: a partir do momento em que o passageiro solicita o táxi, passa a poder se comunicar diretamente com o motorista por mensagens instantâneas e acompanhar todo o trajeto do veículo. Arthur Pelanda, CEO do Taxijá, conversou com o repórter João Pedro Schonarth sobre o atual momento da empresa:

Como você avalia os resultados em Curitiba?

Curitiba vem se revelando uma praça fantástica. Nossa meta era, em cinco meses, chegar a 10% dos táxis, mas chegamos a quase 20%. A quantidade de usuários também está crescendo. Como o taxista tem carência de três meses no pagamento da taxa de R$ 1,50 por corrida, neste mês tivemos o primeiro faturamento na cidade.

A que se deve esse bom desempenho?

Como Curitiba tem déficit de táxis, o aplicativo agiliza a vida de passageiros e taxistas, para melhorar a eficiência dos pedidos. Além disso, realizamos uma parceria forte com uma empresa do setor.

Essa boa aceitação fez a empresa rever seus planos?

Sim. Esperamos chegar, até o fim do ano, a 800 táxis cadastrados, um número bastante conservador. O aumento no número de placas vai trazer novos taxistas e, como eles vão começar sozinhos, esperamos trazer muitos deles para a nossa base. Em nível nacional, pretendemos chegar às doze cidades-sede da Copa do Mundo antes do torneio. No caso de cidades menores, caso haja pessoas interessadas, temos interesse em firmar parcerias.

Fibra paranaense

O Paraná terá uma terceira fábrica de cabos de fibra ótica. O estado, que hoje tem unidades da gigante Furukawa e da Fibracem (tema de reportagem na página 2 deste caderno), vai abrigar uma nova linha de produção do gênero até 2015. Ela está sendo construída em São José dos Pinhais, ao lado da fábrica de cabos e condutores elétricos da Conduspar – uma empresa do grupo Abage, mais conhecido pelas lojas de iluminação. O maquinário começa a chegar ainda neste ano.

O empreendimento é uma joint venture entre a Conduspar e a indiana Sterlite, que pretende marcar presença no mercado latino-americano.

Os detalhes do negócio – como investimento, capacidade de produção e geração de empregos – ainda são mantidos sob sigilo.

Mais Abage

A família Abage, dona da Conduspar, também avança em outras áreas. Em junho, inaugurou a nova sede da Plastilit. A companhia, quarta maior fabricante de tubos e conexões de PVC do país, se mudou de Palmeira, nos Campos Gerais, para Fazenda Rio Grande, perto de Curitiba. A unidade recebeu investimentos de R$ 60 milhões.

Corredor novo no Porto

O projeto executivo do novo Corredor de Exportação de Grãos (Corex) do Porto de Paranaguá será executado pelas empresas EXE Engenharia e Latina Projetos Civis e Associados. Elas venceram a licitação com uma proposta de R$ 4,25 milhões pelo serviço, 11% menos que os R$ 4,8 milhões estimados pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina.

As duas empresas vão investigar, ao longo de oito meses, a viabilidade de um novo píer em T, com a criação de quatro berços dedicados ao embarque de soja e milho. A ampliação é necessária para atender à demanda crescente não só do Paraná, mas de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

50 empresas estão sendo assessoradas pelo Programa Paraná Inovador pelo Design, uma parceria do Centro Design Brasil (CDB) e da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). O objetivo do programa é difundir a cultura do design na indústria paranaense. Uma das últimas empresas a aderir foi fabricante de móveis para escritório Flexiv, de Pinhais, na Grande Curitiba.

Maratona vegetariana

Curitiba recebe de 25 a 29 de setembro o 4.º Congresso Vegetariano Brasileiro, o Vegfest. Um dos destaques da programação é a Maratona de Empreendedorismo, que vai abordar o mercado vegetariano e o marketing de negócios gastronômicos voltados ao público que não come carne. As vagas são limitadas. Informações e inscrições: www.vegfest.com.br.

Em outubro, será a vez da ViverCom, uma feira de produtos e serviços voltados à saúde e bem-estar, no pavilhão de eventos do ParkShopping Barigüi. Mais informações em www.vivercom.com.br.

Olá, concorrência

A Oi TV alcançou em maio a marca de 118 mil clientes no Paraná, com expansão de 5,1% em relação a abril. O crescimento foi maior que o das as concorrentes, de acordo com dados da Anatel. A Oi TV tem 885 mil clientes no país.

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