• Carregando...
 | Marcelo Andrade/ Gazeta do Povo
| Foto: Marcelo Andrade/ Gazeta do Povo

Depois de dois anos de planejamento, a loja Fnac Curitiba lançou nesta semana a agência de viagens que funciona dentro da megastore cultural de origem francesa, instalada no Park Shopping Barigui. A Fnac Viagens é um projeto piloto formatado pela unidade de Curitiba, resultado da criatividade da equipe local para buscar novas receitas e alavancar o faturamento, afetado pelo crescimento de downloads de filmes e músicas pela internet. "Nosso cliente é um viajante em potencial. Pensamos em oferecer mais um produto cultural em nossas prateleiras, que são viagens com roteiros personalizados, inspirados em filmes e livros de sucesso", explica o diretor da unidade, Claydson de Oliveira (foto). O executivo conversou com a jornalista Anna Paula Franco sobre o novo segmento e como vai funcionar a sessão de turismo da megastore, que completa dez anos de Curitiba em maio de 2014.

Por que criar uma agência de viagens na loja?

As viagens serão mais um produto cultural oferecido pela Fnac, que é referência pela variedade nesse setor. O cliente Fnac tem o perfil de viajante e tivemos a ideia de oferecer mais essa conveniência. No mesmo ambiente, ele poderá adquirir o pacote turístico, seu guia de viagens e outros equipamentos acessórios, como máquinas fotográficas.

Como o projeto foi desenvolvido?

Buscamos uma parceria com a BWT Operadora Turística, empresa de Curitiba, que detém a expertise e assumiu o desenvolvimento e formatação de roteiros e pacotes turísticos com o foco definido pela Fnac: destinos com apelo cultural, inspirados em filmes e livros de sucesso. A BWT também é a responsável pelo suporte de sistemas, treinamento e capacitação da equipe. Curitiba é uma cidade estratégica para testes de novos produtos e a ideia é levar a agência para outras unidades do país.

Quais são os primeiros destinos oferecidos?

As viagens podem ser organizadas a partir das obras favoritas do cliente, personalizando ao máximo os roteiros. Os fãs da saga Harry Potter, por exemplo, podem conhecer a famosa Plataforma 9 ¾ da Estação de King’s Cross, espaço que é ponto turístico de Londres. Dentro do nosso portfólio, vamos incluir acesso a museus, shows e locações, dependendo do destino. Há opções como os sets de filmagem de Star Wars, na Tunísia, as praias tailandesas dos filmes A Praia e Se Beber Não Case 2, a Argentina de Evita e os lençóis maranhenses de Casa de Areia. Em 2014, também vamos oferecer excursões temáticas e incluir os produtos da agência nos benefícios oferecidos pelo cartão do cliente, como descontos e financiamentos exclusivos.

* * * * *

O Paraná assume o BRDE

O administrador curitibano Jorge Gomes Rosa Filho assume amanhã a presidência do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Os projetos do banco de fomento, principal repassador de recursos do BNDES, não serão novidade para o novo presidente, que em 2011 assumiu a diretoria financeira e desde 2012 acumulada o cargo com o de vice-presidente.

O total de contratações do BRDE alcançou R$ 2,9 bilhões em 2012, aumento de 68% sobre 2011. Desse total, a agência do Paraná efetivou R$ 1,4 bilhão em contratações, um volume 90% maior que 2011.

O posto de presidente é ocupado em rodízio anual pelos três estados do Sul – Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Ciclo chega a Cascavel

Que o Paraná e o Brasil pretendem continuar expandindo a produção em ritmo acelerado, o agronegócio não tem dúvida. Resta saber como serão escoadas as safras cada vez maiores. O embate que envolve gargalos dos setores de armazenagem, transporte e embarque portuário rendeu discussão em Ponta Grossa no começo do mês e terá nova etapa em Cascavel nesta segunda-feira.

A viabilidade dos novos armazéns será tema para o analista Eugênio Stefanelo. Os investimentos portuários entram em pauta com o diretor empresarial dos portos do Paraná, Lourenço Fregonese, e o coordenador de Agronegócio da Gazeta do Povo, Giovani Ferreira, fala sobre o ritmo de expansão da produção de grãos. Representantes do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) falam da oferta de crédito para investimento em infraestrutura.

O evento, gratuito, começa às 8 horas, na Associação Regional dos Engenheiros Agrônomos de Cascavel (Rua Paranavaí, 1.370).

Viajantes protegidos

Motociclistas e mulheres grávidas entraram na lista de beneficiários de seguros de viagem. As categorias, até então consideradas de alto risco, estão na carteira de produtos de duas empresas. A Vital Card, do Grupo Schultz, oferece o Plano Rider, com assistência emergencial 24 horas para quem pilota motos quando viaja. A cobertura inclui assistência médica, repatriações, auxílios e serviços, assessoria jurídica pelo período contratado, em viagens nacionais e internacionais.

Outro novo produto do segmento são as coberturas para mulheres até o sexto mês de gestação. A Premium Assistance é a primeira empresa do país a incluir as despesas médicas de mulheres grávidas viajantes em seus planos. O serviço custa a partir de 30 mil euros.

Crescendo

Com sede em Curitiba, a Actioil do Brasil espera consolidar neste ano o volume de vendas projetado em 2010, quando se instalou aqui. A meta é crescer 118% em relação a 2012. O principal produto é a fórmula Actioil A-550, recomendado pelas marcas Case, New Holland, Iveco, Volvo, Renault, Pesa Caterpillar e BR Petrobras para a conservação e proteção do diesel e do biodiesel em tanques, tubulações, bombas, injetores e motores.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]