| Foto: Marcelo Andrade/ Gazeta do Povo

Depois de dois anos de planejamento, a loja Fnac Curitiba lançou nesta semana a agência de viagens que funciona dentro da megastore cultural de origem francesa, instalada no Park Shopping Barigui. A Fnac Viagens é um projeto piloto formatado pela unidade de Curitiba, resultado da criatividade da equipe local para buscar novas receitas e alavancar o faturamento, afetado pelo crescimento de downloads de filmes e músicas pela internet. "Nosso cliente é um viajante em potencial. Pensamos em oferecer mais um produto cultural em nossas prateleiras, que são viagens com roteiros personalizados, inspirados em filmes e livros de sucesso", explica o diretor da unidade, Claydson de Oliveira (foto). O executivo conversou com a jornalista Anna Paula Franco sobre o novo segmento e como vai funcionar a sessão de turismo da megastore, que completa dez anos de Curitiba em maio de 2014.

CARREGANDO :)

Por que criar uma agência de viagens na loja?

As viagens serão mais um produto cultural oferecido pela Fnac, que é referência pela variedade nesse setor. O cliente Fnac tem o perfil de viajante e tivemos a ideia de oferecer mais essa conveniência. No mesmo ambiente, ele poderá adquirir o pacote turístico, seu guia de viagens e outros equipamentos acessórios, como máquinas fotográficas.

Publicidade

Como o projeto foi desenvolvido?

Buscamos uma parceria com a BWT Operadora Turística, empresa de Curitiba, que detém a expertise e assumiu o desenvolvimento e formatação de roteiros e pacotes turísticos com o foco definido pela Fnac: destinos com apelo cultural, inspirados em filmes e livros de sucesso. A BWT também é a responsável pelo suporte de sistemas, treinamento e capacitação da equipe. Curitiba é uma cidade estratégica para testes de novos produtos e a ideia é levar a agência para outras unidades do país.

Quais são os primeiros destinos oferecidos?

As viagens podem ser organizadas a partir das obras favoritas do cliente, personalizando ao máximo os roteiros. Os fãs da saga Harry Potter, por exemplo, podem conhecer a famosa Plataforma 9 ¾ da Estação de King’s Cross, espaço que é ponto turístico de Londres. Dentro do nosso portfólio, vamos incluir acesso a museus, shows e locações, dependendo do destino. Há opções como os sets de filmagem de Star Wars, na Tunísia, as praias tailandesas dos filmes A Praia e Se Beber Não Case 2, a Argentina de Evita e os lençóis maranhenses de Casa de Areia. Em 2014, também vamos oferecer excursões temáticas e incluir os produtos da agência nos benefícios oferecidos pelo cartão do cliente, como descontos e financiamentos exclusivos.

* * * * *

Publicidade

O Paraná assume o BRDE

O administrador curitibano Jorge Gomes Rosa Filho assume amanhã a presidência do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Os projetos do banco de fomento, principal repassador de recursos do BNDES, não serão novidade para o novo presidente, que em 2011 assumiu a diretoria financeira e desde 2012 acumulada o cargo com o de vice-presidente.

O total de contratações do BRDE alcançou R$ 2,9 bilhões em 2012, aumento de 68% sobre 2011. Desse total, a agência do Paraná efetivou R$ 1,4 bilhão em contratações, um volume 90% maior que 2011.

O posto de presidente é ocupado em rodízio anual pelos três estados do Sul – Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Ciclo chega a Cascavel

Publicidade

Que o Paraná e o Brasil pretendem continuar expandindo a produção em ritmo acelerado, o agronegócio não tem dúvida. Resta saber como serão escoadas as safras cada vez maiores. O embate que envolve gargalos dos setores de armazenagem, transporte e embarque portuário rendeu discussão em Ponta Grossa no começo do mês e terá nova etapa em Cascavel nesta segunda-feira.

A viabilidade dos novos armazéns será tema para o analista Eugênio Stefanelo. Os investimentos portuários entram em pauta com o diretor empresarial dos portos do Paraná, Lourenço Fregonese, e o coordenador de Agronegócio da Gazeta do Povo, Giovani Ferreira, fala sobre o ritmo de expansão da produção de grãos. Representantes do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) falam da oferta de crédito para investimento em infraestrutura.

O evento, gratuito, começa às 8 horas, na Associação Regional dos Engenheiros Agrônomos de Cascavel (Rua Paranavaí, 1.370).

Viajantes protegidos

Motociclistas e mulheres grávidas entraram na lista de beneficiários de seguros de viagem. As categorias, até então consideradas de alto risco, estão na carteira de produtos de duas empresas. A Vital Card, do Grupo Schultz, oferece o Plano Rider, com assistência emergencial 24 horas para quem pilota motos quando viaja. A cobertura inclui assistência médica, repatriações, auxílios e serviços, assessoria jurídica pelo período contratado, em viagens nacionais e internacionais.

Publicidade

Outro novo produto do segmento são as coberturas para mulheres até o sexto mês de gestação. A Premium Assistance é a primeira empresa do país a incluir as despesas médicas de mulheres grávidas viajantes em seus planos. O serviço custa a partir de 30 mil euros.

Crescendo

Com sede em Curitiba, a Actioil do Brasil espera consolidar neste ano o volume de vendas projetado em 2010, quando se instalou aqui. A meta é crescer 118% em relação a 2012. O principal produto é a fórmula Actioil A-550, recomendado pelas marcas Case, New Holland, Iveco, Volvo, Renault, Pesa Caterpillar e BR Petrobras para a conservação e proteção do diesel e do biodiesel em tanques, tubulações, bombas, injetores e motores.

Veja também
  • Turismo com foco e criatividade
  • Ela equilibrou a falta de competitividade
  • Foco na produtividade