• Carregando...

Todos tivemos exemplos importantes na nossa formação, tanto pessoal, quanto profissional. Os professores são determinantes para o crescimento da humanidade, pois são eles que fornecem a base para uma sociedade mais desenvolvida e produtiva. O artigo desse domingo é uma homenagem a todos os mestres, às pessoas que dedicaram suas vidas para ensinar, para transmitir conhecimento e dar bons exemplos.

Josiel era um jovem humilde, sem perspectivas de melhoria de vida. Sua família não tinha estudo e não sabia reconhecer a importância da escola, pois o trabalho era, para eles, a única forma de valorizar o homem. Por isso, o estudo veio tarde em sua vida, por vontade própria e de forma autodidata.

Josiel tomou gosto pelos livros e tornou-se freqüentador assíduo da biblioteca pública. Leu e releu todos os clássicos da literatura, bem como as mais diversas obras. Assim, adquiriu fluência com as palavras e muita cultura. Viajou o mundo sem sair de sua cidade, através das páginas dos livros.

Então, aos 16 anos, decidiu que queria para a sua vida mais do que lhe havia sido ofertado, até aquele momento.

Então, sem saber por onde começar, pediu ajuda a um amigo da família, que lhe indicou um profissional de vendas.

O sr. Otávio era um homem de meia idade, com a fala mansa e honesta. Recebeu Josiel com simplicidade e muita simpatia. Perguntou ao rapaz o que ele queria para a sua vida. "Crescer e tornar-me um profissional de sucesso", respondeu prontamente.

Naquele momento, o sr. Otávio decidiu direcionar Josiel e fazer dele um grande profissional de vendas. Mas, por ser menor de idade, Josiel não poderia ser contratado para exercer a função de vendedor. Então, foi efetivado como auxiliar de escritório e passou a ser "uma sombra" do sr. Otávio.

Com o executivo, Josiel aprendeu a ser transparente com os clientes, a ser audacioso e a não acreditar em paradigmas. O sr. Otávio foi um verdadeiro mestre para ele, tomando conta de todos os seus passos e o incentivando para querer sempre mais.

Mesmo quando Josiel fez uma venda, por conta própria, e não conseguiu receber o pagamento do cliente, o executivo não desistiu dele. Pelo contrário, o ajudou a receber a quantia devida lhe mostrando quais os caminhos corretos a seguir em casos como aquele.

Com tanto apoio e incentivo, Josiel conseguiu, em pouco tempo, tornar-se um bom vendedor, fechando negócios de importância significativa para a empresa. E todos os argumentos que utilizava para efetivar uma venda eram aqueles aprendidos com o mestre.

Então, após dois anos sob a tutela do sr. Otávio, Josiel foi chamado para trabalhar em uma empresa maior, no Departamento de Vendas. Era uma excelente oportunidade profissional, mas ele aceitou somente com o consentimento de seu mestre que, mais uma vez, o incentivou de coração aberto.

Assim, mestre e pupilo seguiram caminhos distintos, mas sempre mantiveram o contato.

Hoje, Josiel tornou-se um grande profissional – conhecido no mercado e respeitado pela sociedade. Tudo o que conquistou ele agradece ao mestre, pois sem a sua ajuda jamais teria chegado onde está agora. Para ele, a crença e a generosidade do mestre foram determinantes para que ele acreditasse em si mesmo e conquistasse tudo o que sempre desejou.

***

Algumas pessoas têm um tipo de energia interna que se auto-alimenta.

Não requerem "cargas" complementares, sua "ignição" é permanente, pois elas são movidas pelo amor.

Este conceito se aplica a grandes figuras humanas mas, também, a milhões de anônimos, que por modéstia ou desinteresse, ficam longe da mídia.

Por essa razão, dedico a história de hoje a um grande mestre – ao meu mestre – que deu rumo e formato à minha carreira. Leygnes Pagnozzi, paulista de nascimento e paranaense por adoção, foi um profissional de vendas de mão cheia – um mestre na arte de ensinar. Há 45 anos, ele acreditou em um menino humilde e deu a ele a real oportunidade de ingressar na área de Vendas. Esse menino era eu.

Leygnes me ensinou com toda a paciência os truques, as manhas e, principalmente, todos os conceitos que me conduziram ao sucesso. Era simples, profundo e generoso. Seus ensinamentos não continham sofismas, eram honestos e transparentes.

Hoje, ele não está mais entre nós. Seguramente está no céu – ensinando. Muito obrigado, mestre!

Saiba maisIniciativa antitabagismo

O Grupo PoliService, que atua no segmento de segurança, iniciou no Dia Mundial sem Tabaco (31/5), a "Campanha Antifumo PoliService: sua vida vai ter mais vida". Trata-se de um programa interno que tem por objetivo zelar pela saúde dos colaboradores, incentivando os fumantes a deixarem o vício. O programa, que tem cunho educativo, se estabelece em duas etapas: palestras informativas e Ambulatório do Tabagismo. Na fase do ambulatório será desenvolvida a psicoterapia de grupo, com avaliação de cada participante. Dependendo do resultado do exame individual, será associada a terapia medicamentosa – com o intuito de aumentar o sucesso do tratamento. A participação no programa, desenvolvido por um médico pneumologista, é voluntária, mas a empresa acredita que terá uma adesão significativa. O objetivo da PoliService é reduzir o número de fumantes em até 50%, em um prazo de 12 meses.

*************

Esta coluna é publicada todos os domingos. O espaço é destinado a empresas que queiram divulgar suas ações na gestão de pessoas e projetos na área social, bem como àquelas que queiram dividir suas experiências profissionais. A publicação é gratuita. As histórias publicadas são baseadas em fatos reais. O autor, no entanto, reserva-se o direito de acrescentar a elas elementos ficcionais com o intuito de enriquecê-las. Currículos para www.debernt.com.br. Contato: Bekup Comunicação, fone (41)3352-0110.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]