• Carregando...
Por ser uma comédia de Lars von Trier, o humor é negro e mais refinado | Divulgação/IFC Films
Por ser uma comédia de Lars von Trier, o humor é negro e mais refinado| Foto: Divulgação/IFC Films

Hoje eu respondo a uma interessante pergunta de um leitor. Ela representa um forte desejo de quase todos os seres humanos modernos, sufocados pelas longas horas de trabalho e pela tensão das grandes cidades.

"Tenho 36 anos de idade e trabalho desde os 13. Comecei cedo para ajudar minha família. Após vinte e três anos de trabalho, tenho um apartamento de padrão médio, com dois dormitórios e duas vagas de garagem; um carro usado no valor aproximado de R$ 28.000,00; e uma pequena poupança, para alguma emergência.

Hoje, além de não conhecer o mercado financeiro, trabalho muito; ganho perto de R$ 5 mil reais por mês, o que mal dá para pagar todas as minhas contas. Há alguns anos, um colega que teve uma infância um pouco diferente da minha recebeu de seu pai a tarefa de administrar uma boa grana. Investir e aplicar o dinheiro se tornou o seu trabalho, o que lhe permite ganhar para viver, remunerar o capital do pai e curtir um pouco mais a vida. Perguntas:

1.ª) Qual o montante necessário para que, ao investir, eu possa obter o equivalente aos meus ganhos atuais, considerando as aplicações de que dispomos atualmente?"

No Brasil, ainda é possível, sem grandes mágicas, ganhar 0,5% ao mês, acima da inflação. Assim, um capital de 1 milhão de reais pode lhe dar uma renda equivalente a que você obtém hoje, sem deixar que a inflação faça uma corrosão no capital.

"2.ª) Que aplicações você recomenda?"

Pequenos imóveis, Tesouro Direto e ações de empresas que tradicionalmente pagam bons dividendos. Fique muito atento às taxas de administração cobradas em fundos de previdência e em fundos de investimentos. Adicionalmente, mantenha uma reserva para resgates de emergência em fundos DI ou em CDBs de bancos de primeira linha.

"3.ª) Considerando meus ganhos atuais, quanto tempo ainda devo trabalhar até reunir o suficiente para me tornar um investidor capaz de ganhar pelo menos o que ganho hoje no trabalho?"

Não vai ser nada fácil. Você precisa ganhar mais ou economizar mais. Digamos que você consiga poupar cerca de mil reais todo mês e que consiga também uma rentabilidade de 0,5% ao mês, acima da inflação. Precisará de 360 meses, ou seja, de trinta anos, para atingir o tal milhão que, teoricamente, vai lhe deixar livre do trabalho diário.

É, meu amigo, a vida não é fácil. Não é à toa que o capital tem tanto poder. Dinheiro atrai dinheiro. Só que demoramos muito para perceber os efeitos desse ditado popular. O mundo dos investimentos é regido por uma fórmula, uma função exponencial: juros compostos. Para quem pouco se recorda das aulas de Matemática do ensino médio, vale conferir o gráfico.

E-mail: mauro@halfeld.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]