• Carregando...

Com o belo alívio nos mercados, abriu-se uma oportunidade para você ajustar sua carteira de investimentos. No Brasil, milhares de novatos em Bolsa perderam o sono diante dos acontecimentos dos últimos dias. Sei de muitos que jogaram a toalha e não retornarão ao mercado de ações tão cedo. Outros se mantiveram firmes e foram recompensados.

Durante essa trégua, seria interessante uma avaliação sobre seu real apetite para correr riscos e sobre a necessidade de diversificar investimentos. Entendo que dificilmente alguém possa ganhar sempre. Os bilionários já perderam milhões.

Em renda variável, o segredo da diversificação é justamente buscar um equilíbrio, admitindo-se algumas perdas que serão compensadas por fortes ganhos em outras aplicações. Freqüentemente, no Brasil, quando as ações sobem, o dólar cai, e vice-versa. Acompanhe no gráfico essa proporção. Desde 1998, só tivemos uma exceção: 1999, quando o dólar flutuou, soltando as amarras da Bolsa.

***

O leitor pergunta

Perdi R$ 5 mil em um fundo de ações. O que devo fazer? Sacar ou continuar?

Onde você estava com a cabeça quando investiu em ações? Se você estava pensando a curto prazo, divirta-se com a montanha-russa do mercado de renda variável! Se estava pensando a longo prazo, seja fiel aos princípios e ignore as oscilações do dia-a-dia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]