• Carregando...
 | Gerson Lima
| Foto: Gerson Lima

Dentro da marcenaria, em uma tranquila rua de Santa Felicidade, Ugo Guttierrez Neto é bastante sério e concentrado no trabalho. Das mãos hábeis saem móveis únicos – peças feitas a partir de raízes e troncos de árvores centenárias descartadas pela natureza. Quando sai em campo para buscar sua matéria-prima, Ugo Neto usa a mesma energia que aplica na concepção e design das peças para a "caça" aos troncos e raízes, muitos deles submersos em rios caudalosos. É um material precioso que passa desapercebido aos olhos dos leigos, mas para Ugo Neto cada peça vale a jornada em caminhões, barcos e botes, e todo o trabalho necessário para retirar do fundo dos rios, da beira de represas ou do meio de florestas o material que vai se transformar em peças exclusivas comercializadas na loja da família, a Boulle Móveis de Fundamento, comandada pelo pai, Ugo Guttierrez Filho.

Como você cria as peças?

No momento em que vejo o tronco ou a raiz pela primeira vez na natureza visualizo o que pode ser feito. O próprio formato da peça determina. Na marcenaria faço o design e finalização.

É preciso aplicar muitos produtos?

Não uso nenhum tipo de verniz, brilho ou tratamento, apenas selador. A madeira é nobre e não precisa de produtos. O trabalho é de marcenaria e design: deixar em formato adequado para ser uma base de mesa de jantar ou de reunião, bancos, ou outra peça. O formato da madeira ou da raiz se evidenciam e a beleza do material é ressaltada.

Como você encontra a madeira?

Viajando várias vezes por mês pelo interior e caminhando por florestas, beira de rios, dentro da água, em represas... sou um garimpeiro da madeira. Busco troncos e raízes que acabariam se deteriorando na terra ou na água.

Todos as peças são feitas por você na marcenaria?

Sim. Temos um galpão maior, para onde a marcenaria vai se mudar, no interior do estado. Vou ficar mais perto dos rios e florestas.

Como você começou o trabalho de marcenaria e restauro?

Não fiz nenhum curso. Em 1994, quando a minha família se mudou para Santa Felicidade, a necessidade de mobiliar a casa nova nos incentivou a colocar a mão na massa. A partir de móveis doados e peças antigas comecei a exercitar habilidades em marcenaria e nunca mais parei. Deu tão certo que as pessoas se interessaram, começamos a vender peças, e há dois anos e meio inauguramos a loja, na Avenida Manoel Ribas, para vender as criações da Boulle e outras antiguidades, móveis, objetos e peças de arte garimpadas por nós.

* * * * *

Novidades para a estação

Joana D’Arc Brugnolo Jacoski, sócia-proprietária da Artesanal Mais, apresenta à paisagista Nadia Bentz os lançamentos da loja de móveis e design, que há 22 anos se mantém conectada às tendências do setor. A paisagista conheceu todos os detalhes do showroom de 1 mil metros quadrados com opções de mobiliário para ambientes externos.

Trajetória de sucesso

O coquetel de comemoração dos 25 anos da Ideally Iluminação contou com a presença de dezenas de arquitetos e designers de interiores que, nesse período, prestigiaram a história de sucesso da loja da empresária Soraya Ribas – entre eles, Ester Kloss e André Bertolucci, que foram homenageados no evento ao lado de outros profissionais.

Mão na massa

A Plaenge comemorou a entrega de mais um empreendimento de alto padrão em Curitiba com a reconhecida qualidade da incorporadora e dentro do prazo. A celebração em torno do edifício Majestic teve a presença de clientes e convidados da empresa durante brunch assinado por Fabiano Marcolini, quando os futuros moradores puderam estrear o forno a lenha do Espaço Gourmet durante oficina de pizza ministrada pelo chef. O gerente regional da construtora, Luiz Gustavo Salvático, à direita na foto, e o empresário Roberto Pasqualoni colocaram a mão na massa.

Décor em páginas

O lançamento da 35ª edição da Revista Núcleo Decor reuniu lojistas, arquitetos e decoradores da cidade no espaço da sofisticada Desjoyaux Piscinas. As arquitetas Fernanda Moura Borio, Carla Kiss, Luciana Moura e Mariana Paula Souza, na foto com a proprietária da loja Villa Batel, Márcia Almeida, confraternizaram na festa promovida pelo Núcleo Paranaense de Decoração.

Funcional e acolhedor

O arquiteto Luiz Maganhoto e o designer Daniel Casagrande assinam o projeto da nova loja da Doce Fado no Pátio Batel. A tradicional doçaria portuguesa acaba de ser inaugurada no shopping com ambientação que traz elementos da cultura de Portugal, como azulejos e janelas típicos e um clima acolhedor. A primeira loja da Fado, no Mercado Municipal, também foi projetada pela dupla.

Pronta para 2015

A JVaraschin Arquitetura, Design e Paisagismo prepara novidades para entrar em 2015 com o pé no acelerador: além de novo site e identidade visual, a serem lançados neste mês, o escritório, comandado pela designer Julia Varaschin, estará em novo espaço em janeiro.

Antes do prazo

A Swell Construções e Incorporações acaba de receber o Certificado de Vistoria de Conclusão de Obras do Prime Class Residence, condomínio residencial no Água Verde. O documento atesta a finalização e conformidade dos trabalhos de construção do empreendimento, que está sendo entregue com um mês de antecedência do prazo previsto.

Luxo com mais conforto

A Daiken Elevadores vai fornecer elevadores residenciais para as casas do Green Ocean, condomínio de luxo do Grupo Hestia na Praia do Estaleirinho, em Balneário Camboriú (SC). A Daiken oferecerá produtos personalizados, de acordo com o projeto de cada residência. Para o presidente da Hestia, Gustavo Selig, a parceria beneficia os clientes do Green Ocean, pois os elevadores são silenciosos e seguros, especialmente desenvolvidos para residências de alto padrão.

Diversificando

A Luna Luce Iluminação, conhecida pelos lustres, abajures e pendentes, entre outros produtos de iluminação, agora também conta com móveis e objetos de decoração no showroom localizado no Seminário. Cômodas, gaveteiros, aparadores e espelhos estão entre as novas peças, escolhidas pelas proprietárias da empresa.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]