• Carregando...
 | Henry Milléo/Gazeta do Povo
| Foto: Henry Milléo/Gazeta do Povo

Proprietário da fábrica Manufato, Élio Mazarotto comanda também, há 14 anos, a Raffinato, em Santa Felicidade. A loja tem um mix variado: comercializa os móveis da fábrica própria, especializada em peças para áreas externas como piscinas e jardins, em fibras naturais e sintéticas, e também outras marcas de qualidade, tanto de mobiliário quanto de objetos de decoração. Mazarotto foi um dos primeiros empresários a participar da feira Abimad, considerada a melhor do setor no Brasil, e ocupa uma diretoria do Simov – Sindicato da Indústria do Mobiliário e Marcenaria do Estado do Paraná.

Como o setor moveleiro avalia 2014 e o que se projeta para 2015?

Esse ano foi de altos e baixos. As vendas acontecem, mas não dentro do esperado. Afinal, o Brasil vive uma crise. O país não está crescendo e o setor sofre as consequências. Para 2015, não há grandes expectativas. Eu, pessoalmente, sou otimista e mantenho a esperança de que a economia melhore e que o setor cresça.

Santa Felicidade é um polo tradicional de móveis e decoração, mas nos últimos anos a cidade ganhou os eixos das ruas Carlos de Carvalho e Augusto Stresser. O bairro sentiu a concorrência?

Podemos dizer que não, porque nos eixos citados se concentram lojas para clientes de alto poder aquisitivo. Santa Felicidade mantém sua característica que é oferecer todo tipo de produto nesse segmento. Temos lojas e produtos para clientes de classe média alta e alta, e também para clientes de outras faixas.

A Raffinato tem peças de design?

Sim. Além das marcas que comercializamos, os móveis de fabricação própria, da Manufato, são assinados pelo designer Yury Albrecht. São peças comercializadas em todo o país.

* * * * *

Luz e informação

Com um novo segmento instalado em duas lojas de Curitiba – a Barigui e a Visconde – a Balaroti passa a oferecer serviço especializado para a escolha de produtos de iluminação. O Espaço Luz reúne mais de 2,5 mil itens e conta com atendimento de consultores para esclarecer dúvidas de clientes. Outras unidades Balaroti que contam com o Espaço Luz são a Uvaranas, em Ponta Grossa, e as lojas de Balneário Camboriú, Blumenau, Florianópolis e Joinville.

Imagens em pauta

João Hycyz, da Compagnia Internazionale Casa, e os sócios Milena Schulmeister e Carlos Tadeu Forville, da Fibonacci Construções Civis, foram anfitriões de um grupo de profissionais para bate-papo sobre a utilização da fotografia na decoração de interiores, conduzido pela fotógrafa Mariana Canet, pela decoradora Angela Russi e pela empresária Márcia Calcagnotto, do Espaço Moldura Minuto. Na foto, as arquitetas Mariana Paula Souza, Caroline Andrusko, Elisa Schuchovski e Maria Fernanda Lorusso durante o evento na Compagnia.

Integração global

No Seminário Projetos Inteligentes, co-realização da Asbea-PR com a PUC-PR e a construtora Toda, no teatro da universidade, o arquiteto e professor da universidade de Tokyo, Kengo Kuma, o diretor da Daiken Elevadores, Fabrício Serbake, Edo Rocha, arquiteto e palestrante, e Osmar Yamawaki, diretor geral da Daiken, confraternizam após o evento, que teve a presença de profissionais renomados como Jaime Lerner e Saeid Samadi.

Evento múltiplo

Nilton, Denise, Diego e Natália Borssolan participaram do coquetel promovido pelo Grupo Thá, que recebeu, no 7th Avenue Live & Work, clientes, investidores e futuros moradores do empreendimento. Além da diretoria do grupo, estavam presentes consultores financeiros que puderam tirar todas as dúvidas sobre condições de pagamento e opções de financiamento. O evento também foi uma oportunidade para a visitação à Mostra TháAD, que exibe apartamentos decorados por alunos de Arquitetura e Design.

Luminosidade solar

O pendente Le Soleil, criado pelo designer Vicente Garcia Gimenez para a marca italiana Foscarini, está no showroom da Ideally Iluminação. A esfera em policarbonato composta por arcos irregulares, que proporcionam iluminação agradável com fachos de luz projetados para cima e iluminação direta para baixo, foi inspirada na luminosidade matinal do sol.

Juntos pela qualidade

A NSWash está dando início à parceria com a Ton Sur Ton, tradicional loja de móveis de Curitiba. Com o acordo, os tratamentos da empresa, especializada em limpeza e impermeabilização de móveis em tecido, passam a fazer parte do portfólio de serviços oferecidos pela loja aos seus clientes. Segundo Luciano Elias, gerente de marketing da Ton Sur Ton, a escolha pela NSWash se deu após o conhecimento da qualidade e profissionalismo da empresa no trabalho apresentado durante a Casa Cor.

Aprimoramento profissional

Será nos dias 21 e 22 próximos o curso de Orçamento de Obras, realizado pela Spazio Idea no Sinduscon-PR, voltado para profissionais que estão iniciando na área e para reciclagem e deenvolvimento de orçamentistas experientes. O curso apresenta, com detalhes, a técnica para levantamento dos custos diretos da construção, com sugestões para a obtenção de maior precisão e rapidez. Mais informações no site www.spazioidea.com.br.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]