• Carregando...
 | Gerson Lima
| Foto: Gerson Lima

À frente da Villa Batel, que está completando um ano, a empresária Márcia Almeida leva para o mix de produtos da loja o mesmo bom gosto que aplica na Bazaar Fashion, multimarcas fashion que comanda com mais duas sócias. Nos 1,2 mil metros quadrados de espaço, a Villa Batel tem a proposta de oferecer peças exclusivas com design assinado. E, como lembra Márcia, os designers brasileiros estão sob os holofotes – aqui e em outros países. A multimarcas tem mobiliário, tapetes, objetos, tecidos e outras peças de luxo, assinadas por nomes como Zanini de Zanine, Bruno Faucz, Maria José Canedo, Eduardo Bortolai, Guilherme Wentz, Fernando Zanardi, João Mullari, Ronald Scliar Sasson, Flávia Pagotti e Jayme Bernardo. Márcia trabalha com moda há 30 anos e com decoração há 22 – a primeira experiência nesse mercado foi com a Bikuata, uma das pioneiras em Curitiba na importação de peças para casa. A loja já trazia o toque das escolhas apuradas feitas pelo olhar experiente da empresária de moda. Desde então, sua trajetória no setor de décor evoluiu e hoje ela comemora, ao lado do sócio Paulo Peruzzo, parcerias com fornecedores, fabricantes e profissionais de peso no mercado.

O consumidor brasileiro está mais atento ao design?

Sim, cada vez mais. A disseminação das informações sobre design está crescendo e os brasileiros acompanham essa tendência. Arquitetos e decoradores que atendemos na Villa Batel são conhecedores profissionais, naturalmente interessados no design e nos nomes em ascensão. Mas o comprador final também conhece e valoriza. O brasileiro aprecia ter peças de design assinado.

Lidando com o mundo fashion e o da decoração, você percebe semelhanças entre os dois?

Totalmente. O design da moda e da casa estão cada vez mais alinhados. Às vezes, saio de desfiles de grandes grifes e em seguida, ao conhecer coleções de móveis, tecidos e objetos, percebo as mesmas cores e conceitos. Hoje, você não apenas decora, você veste sua casa. Muitos profissionais do mundo fashion, inclusive, são convidados a assinar coleções em decoração, como Fabrizio Rollo, de quem temos tecidos na loja.

O consumidor está bem informado sobre nomes e marcas?

Sim, e essa é outra semelhança com o mundo fashion: a maneira como a informação circula. Os consumidores acompanham tendências fashion para roupas e acessórios, mas também para a decoração, através da mídia. Temos muitas revistas, blogs, instagram e outras ferramentas, feitas por pessoas que entendem do setor, que democratizam a informação e valorizam o design, não apenas para consumidores de alto poder aquisitivo. O design é para todos.

Por que a opção por loja multimarcas, e não franquia ou representação de uma marca forte?

A proposta da Villa Batel é ser uma boutique completa de decoração. Entre fabricantes e fornecedores, que representamos com exclusividade, são mais de 50. O cliente pode montar toda a ambientação da casa conosco, tendo à disposição um leque amplo de marcas e designers. Acredito que acertamos: faço um balanço muito positivo desse primeiro ano. Foi produtivo, temos grandes parcerias e, cada vez mais, estamos atuando também no mercado corporativo.

* * * * *

Chaves na mão

Será nesta terça-feira, dia 29, a entrega do Le Jardin, empreendimento da Cyrela localizado no Água Verde. Os moradores das três torres vão desfrutar de uma ampla área verde preservada, que contempla 45% do terreno de 15 mil metros quadrados, além de infraestrutura completa de lazer. Os novos proprietários participarão de uma assembleia de instalação e coquetel de boas-vindas, com show do trio Just Duet. 

Ouro em sustentabilidade

A construtora Hugo Peretti acaba de receber a certificação LEED (Leadearship in Energy and Environmental Design) na categoria Gold com o Centro Empresarial Antonio Peretti, na Avenida Iguaçu, que abriga a nova sede da empresa Intertechne. O empreendimento foi construído com o conceito Green Building (Construção Verde). O centro empresarial obteve 70 pontos na certificação, que o posiciona entre os 3% dos projetos com maior pontuação no Brasil para essa categoria. A obra atingiu 48% de redução de consumo de energia e 76% de redução de consumo de água potável.

Inovação para os pequenos

André Largura e Giovana Kimak são conhecidos por criar projetos que trazem conceitos inexplorados. Na Casa Cor Paraná 2014, a dupla assina o espaço infantil "Lugar de Criança", que evidencia a flexibilidade e a mobilidade na busca por novas experiências. Almofadas "de vestir" customizadas pelo estilista Alexandre Linhares, obras da Livraria Navegadores e a realização de oficinas infantis com diferentes temas durante a mostra estão entre as surpresas do espaço. 

Tira-dúvidas na web

Para entender como ocorre a valorização dos imóveis, se existe bolha e quais os passos para adquirir a casa própria, entre outras questões, o Itaú Unibanco promove um seminário on-line quinta-feira, dia 31, a partir das 20h30. O webinar é aberto ao público. Luiz Antônio Nogueira França, diretor da área de Crédito Imobiliário, vai apresentar os principais temas e responderá ao vivo às perguntas dos participantes pelo link www.itau.com.br/uniclass .

Parceria renovada

A Masisa, patrocinadora da Casa Cor Paraná 2014, fornece produtos para 20 dos 49 espaços do evento e terá três espaços exclusivos na mostra. A parceria, que se mantém há alguns anos, promete ser, mais uma vez, um grande sucesso, com a sintonia entre Carlos Tietjen, arquiteto de inovação da Masisa, e Marina Nessi, diretora da Casa Cor Paraná.

Imersão cultural

A decoradora Yara Mendes, a galerista Zilda Fraletti e o arquiteto Ronaldo Duschenes estavam no grupo que participou da visita guiada promovida pelo Núcleo Paranaense de Decoração pela exposição Tupi or not Tupi, que está no Museu Oscar Niemeyer até 21 de setembro. Acompanhados por Sandra Fogagnoli, co-curadora da mostra, os profissionais de arquitetura e decoração conheceram os grandes blocos de madeira, produzidos em parceria com o Núcleo, que abrigam a área de arquitetura e decoração, além de conferir fotos, vídeos, maquetes e e trabalhos de grandes nomes como Frank Lloyd Wright, Le Corbusier, Lolo Cornelsen e muitos outros.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]