• Carregando...
 | Hugo Harada/Gazeta do Povo
| Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo

Lincoln Fedato fundou a Engevita em 1999, com a proposta de quebrar o padrão do mercado da construção civil. No aniversário de 15 anos da empresa, o engenheiro civil, que atua há 25 anos no mercado curitibano, está satisfeito com a evolução do negócio e faz um prognóstico positivo. A Engevita começou com foco em construções residenciais de qualidade e, com o tempo, aumentou sua especialização para outros tipos de construção, como corporativos e empresariais. Para os próximos anos, Fedato tem planos de aumentar a valorização do morador, da empresa e do investidor a fim de ter uma obra de qualidade.

Como a Engevita se destaca no mercado?

Um grande diferencial da Engevita, que é praticamente exclusiva no segmento de obras contratadas, é a equipe própria, o que resulta em qualidade. Muitos dos nossos funcionários foram formados ali dentro. Há um grande investimento nessa formação, desde os serventes que limpam a obra, passando pelos pedreiros, mestres, engenheiros, até a equipe administrativa. Todos fazem parte do quadro de funcionários e são registrados na construtora. Outro diferencial é a forma de atuação, pois entendemos a obra como um empreendimento de longo prazo. Participamos desde a compra do terreno até as preocupações com o imóvel depois de pronto, com manutenção, consumo de energia, utilização da água, entre outros. Isso resulta em qualidade com valor agregado.

Como a questão da sustentabilidade é tratada na Engevita?

Sustentabilidade é uma questão social. O respeito ao meio ambiente anda junto com o respeito ao ser humano. E nos preocupamos em ser uma empresa cidadã, ou seja, temos planos de lucro, mas não abrimos mão de nossos valores. Respeitamos nossos clientes e nossos trabalhadores da mesma forma, e esse equilíbrio é o que mantém a empresa saudável.

Como você vê a evolução do processo construtivo no Brasil?

Nosso processo construtivo ainda é principalmente artesanal, mas é natural uma migração para tecnologias mais industrializadas e para a mecanização do processo, com menos manufatura e mais equipamentos. O importante é sempre ter em mente que isso não significa uma padronização do produto. Para os clientes que quiserem uma construção personalizada, e estiverem dispostos a investir nisso, sempre existirá a possibilidade de ter uma obra única.

* * * * *

Decoração no Centro Europeu

Profissionais renomados de Curitiba participaram do lançamento do curso de decoração de ambientes da Escola Centro Europeu. Durante o curso, os alunos terão aulas teóricas e ainda visitarão mostras, exposições, lojas e fornecedores de produtos de decoração.

Celebrando a vida

O Grupo Thá está lançando sua nova campanha publicitária, intitulada O Conselho: Viva, é um Thá!. A ideia é traduzir a missão da empresa, de construir para realizar sonhos, e tem como porta-voz o maestro João Carlos Martins. Na opinião do diretor comercial e de marketing do grupo, Diego Filardi, o maestro é um exemplo de sonho e superação. A campanha vai até junho, em Curitiba, Londrina, Itajaí, Joinville e Balneário Camboriú.

Parceria musical

A cantora e compositora Luiza Possi é a nova estrela da campanha institucional da Ademilar, especializada em consórcio de imóveis. Ela esteve em Curitiba para produção de material para a campanha, que leva a assinatura da G/PAC Comunicação Integrada. A Ademilar fechou 2013 com um crescimento de 31,49% em relação ao ano anterior. A meta para 2014 é aumentar o faturamento em 10%.

Diversão prática

A Berneck, fabricante de painéis MDF e MDP, lançou a Linha Play, para tornar a decoração mais divertida e interativa. Os padrões BP Dots, com pontinhos, e Frame, com desenhos de molduras, permitem que os usuários desenhem, escrevam ou pintem a superfície. A remoção é simples, feita com um pano e álcool em gel. A linha foi desenvolvida por Graça Berneck Gnoatto, diretora comercial e de marketing da Berneck, e Andrea Corrêa, supervisora de desenvolvimento de produtos da empresa.

Retomada de lançamentos

A PDG tem planos de lançar pelo menos dois empreendimentos em Curitiba até o fim do ano. A empresa ainda estuda um terceiro lançamento, dependendo do comportamento do mercado. A previsão é investir de R$ 200 milhões a R$ 250 milhões nas ações de vendas. O retorno da incorporadora aos lançamentos ocorre após uma pisada no freio nos últimos dois anos. A medida foi necessária para que a companhia colocasse seus projetos em dia e entregasse as obras em andamento. Neste ano, serão 2,5 mil unidades entregues na cidade, quase 10% do total no país.

Escola de construção civil

Os empresários Luciano Torrens e Felipe Sommer, da Concretta Sul, rede de escolas que oferece cursos de capacitação para a construção civil, vão realizar road shows em Santa Catarina e no Paraná. O primeiro será em Colombo, nesta segunda-feira, dia 5, para apresentar um plano de franquias para interessados em investir no seu próprio negócio. No dia 6, a apresentação será em Curitiba, às 19h30, no Instituto de Engenharia. O road show inicia o projeto de implantação de uma unidade da rede no sul do Brasil.

Tendências

A Feira do Construtor, que ocorre de 7 a 10 de maio, no Expo Unimed, em Curitiba, vai expor tendências, produtos, equipamentos e soluções na área. Também estão previstas rodadas de negócios, promovidas pelo Sebrae em parceria com o Sinduscon-PR. A entrada é gratuita, mediante credenciamento anterior pelo site www.feiradoconstrutor.com.br ou no local. Informações pelo fone (41) 3077-7151.

* * * * *

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]