• Carregando...
 | André Rodrigues/Gazeta do Povo
| Foto: André Rodrigues/Gazeta do Povo

As arquitetas Marina Carvalho e Paula Borges são amigas desde a época do colégio e já tinham a sintonia que exibem profissionalmente. A dupla fundou a Eleven Arquitetura em 2012, ao unir experiências e o conhecimento do mercado: as duas haviam atuado em uma grande incorporadora, e Marina tinha trabalhado em escritórios que prestavam serviços para construtoras. Os estilos de cada projeto variam, mas a leitura é sempre contemporânea, enfatizam as profissionais, que assinam plantões de venda e unidades decoradas para empresas como Cyrela, Tecnisa, Rossi, FG e a D. Borcath, além de clientes para renovação de áreas de condomínos, casas e apartamentos.

Qual o desafio principal ao projetar decorados e estandes?

Além de trabalhar dentro da verba, o desafio sempre é o prazo, pois as incorporadoras precisam lançar e comercializar o produto. Projetos que normalmente levariam de 20 a 30 dias, já desenvolvemos em alguns dias, trabalhando com planilhas detalhadas e especificadas, assim o cliente pode comparar fornecedores e controlar o gasto total da obra antes de começar. A planilha é um grande diferencial, pois traz segurança aos incorporadores.

Como conciliar o gosto dos clientes com suas propostas?

Para as incorporadoras, há restrições de cores e materiais que não se alinham com o cliente a ser atingido nas vendas, e esse direcionamento nos guia. Para pessoas físicas, buscamos adaptar nossos conceitos ao estilo do cliente, não impondo os nossos, pois sabemos que a satisfação dele depende da expectativa atendida – e é o cliente que irá usufruir do espaço.

Até que ponto os projetos são influenciados pelos lançamentos em materiais e revestimentos?

Toda tecnologia e qualidade desenvolvidas pelos fabricantes interferem diretamente nas escolhas. Estamos sempre buscando produtos e serviços que facilitam a instalação, reduzem custos e prazos, e surpreendam esteticamente. 

O desenvolvimento do mercado imobiliário ajudou a impulsionar a trajetória da Eleven?

Não só ajudou, como é o motivo da existência do escritório, pois abrimos focadas neste mercado corporativo, que nos traz ótimo retorno.

Sede nova e verde

O arquiteto Jacksson Depoli (no centro da foto, de paletó claro), junto ao presidente do Clube Curitibano, José Antônio Baggio, cercados pela equipe do Arqbox, escritório que venceu o concurso para a construção da Sede Mercês do Clube Curitibano, na noite da última quinta-feira, quando o projeto escolhido foi anunciado. Serão 10 mil metros quadrados de área construída, com preservação de área verde de quase 5 mil metros quadrados, em um terreno situado na Rua Jacarezinho. O diretor da Arqbox, Jacksson Depoli, formado há dez anos, comandou uma equipe de 14 profissionais na execução do projeto.  

O futuro em debate

Luciana Lima (esq.), diretora comercial da Gazeta do Povo, Marcelo D’Agosto, do Valor Econômico, e Marília Gonzaga, diretora-presidente do Grupo Gonzaga, confraternizam durante o evento do Ciclo de Palestras, iniciado nesta semana, que integra as comemorações pelos 60 anos do grupo imobiliário. O economista D’Agosto e Luciana falaram sobre o panorama, investimentos e o futuro do setor na capital após o período eleitoral. A programação do ciclo prevê mais três debates, com temas sobre o novo Plano Diretor curitibano, tendências para o imóvel do futuro e estruturação jurídica e tributária para o investimento em imóveis.

Design e qualidade

Convidados da Villa Bambini, da empresária Schanna Basile (de preto), conferiram com exclusividade, em evento no último dia 13, os móveis infantis de Lilian Pimenta que chegaram à loja, com a presença da empresária e designer paulista, que comanda a marca de peças em madeira maciça com releitura do estilo provençal.

Luzes de Miyake

Criatividade e matemática unidas, na mente afiada do designer Issey Miyake, resultaram na coleção de luminárias batizada de In-ei, expressão que significa sombra, ou nuance, em japonês. Em Curitiba, as peças que lembram o design de origamis, feitas a partir de um material desenvolvido e patenteado por Miyake, com plástico de garrafas PET, estão disponíveis com exclusividade na Ideally Iluminação. Os pendentes e luminárias de mesa retráteis foram trazidos do Japão pela empresária Soraya Ribas, proprietária da loja.

Parceria com sabor

Luiz Antonio Abagge, sócio do restaurante La Varenne, George Docolas (ambos à esquerda), diretor de vendas da Seller, e Felipe Silveira, diretor comercial da Cyrela, com a esposa Betânia Franklin, em jantar do Festival de Carnes de Caça do La Varenne, patrocinado pela incorporadora.  

Estilo em foco

A segunda unidade em Curitiba da Oven Pizza, inaugurada recentemente no ParkShoppingBarigüi, tem projeto assinado pelo escritório do arquiteto Jayme Bernardo. A utilização de tampos de silestone e chapas de ferro com aplicação de verniz nos balcões de atendimento ganha destaque, além dos vidros, que permitem que os clientes tenham visão integral do preparo das pizzas.

Rumo à liderança

A indústria paranaense de mobiliários corporativos Tecnoflex, dos irmãos José Pedro e Márcio Duarte, está ampliando sua rede logística em todo o país. A empresa conquistou metade da carteira de distribuidores de uma ex-líder de mercado e está realizando investimentos para reconquistar a liderança do setor, como a ampliação da unidade fabril. A Tecnoflex iniciou a construção de uma nova planta industrial, com investimento de US$ 2 milhões na aquisição de equipamentos para obter aumento produtivo de 50%.

Canteiro em obras

Acabam de começar as obras do Mandala, empreendimento de alto padrão da AG7 Realty em parceria com a Thá Incorporadora, no Água Verde. Com entrega prevista para janeiro de 2017, o residencial terá 30 mil m² de área construída pela Thá Engenharia. O terreno de 6,1 mil m², que abrigava o antigo Mercado das Pulgas, receberá três torres de arquitetura contemporânea, com unidades de duas e três suítes em até 15 plantas distintas.

Presença multiplicada

A Tech House, especializada em tecnologia para residências, estará presente em cinco ambientes da Casa Cor Paraná 2014. Os produtos comercializados pela marca foram escolhidos pelas profissionais Mariana Paula Souza, Julia Varaschin, Hellen Giacomitti e Manu Cancela. Esta será a quinta participação da empresa na mostra curitibana de arquitetura e decoração.

Contagem regressiva

A Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná promove, na próxima quinta-feira, palestra dirigida aos expositores da 23ª Feira de Imóveis do Paraná. Marcelo Karam vai falar sobre liderança corportiva no auditório do Sinduscon-PR. No mesmo evento, a agência Trade Comunicação & Marketing apresenta a campanha da feira, que será de 27 a 30 de agosto no Expo Renault Barigui.

Duas décadas de design

O primeiro shopping de design de Curitiba, o Design Center, está completando 20 anos neste mês. Fundado em uma época em que havia pouco comércio na Avenida Batel, o mall foi criado pela família Mueller em imóvel com fachada tombada pelo patrimônio histórico. No próximo dia 21, a comemoração para convidados, promovida pela Associação de Lojistas, vai homenagear pessoas que fizeram parte da história do Design Center.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]