• Carregando...
 | Nenad Radovanovic
| Foto: Nenad Radovanovic

Em 1999, os sócios Alexandre de Lara, engenheiro civil recém-formado, e Fábio Pacheco, graduado em marketing, abriram a Pastilhart em uma casa de madeira no bairro Mercês, comercializando pastilhas de revestimentos para atender consumidores finais. Na época, o material era fornecido apenas em grandes quantidades para construtoras e os empresários farejaram um segmento promissor. Estavam certos: 15 anos depois, a empresa tem o nome consolidado e está abrindo as portas de um novo showroom no bairro Seminário – um belo espaço assinado pelo arquiteto Francisco Almedia com 1,3 mil metros quadrados. A mudança marca a expansão da Pastilhart, que passa a oferecer maior variedade de produtos – o catálogo tem mais de 500 opções. No local, os clientes encontram corners de marcas importadas, bandeiras inéditas de porcelanatos e linhas de louças e metais com design assinado. A loja de Joinville, em Santa Catarina, aberta há dois anos, tem o mesmo portfolio da matriz. Alexandre de Lara conversou com a coluna sobre o novo momento da empresa.

O novo showroom traz, também, novas marcas?

Sim, estamos diversificando. Temos, por exemplo, a linha completa de metais da marca alemã Hansgrohe, com design e alta qualidade, além de novidades em louças sanitárias e revestimentos. Embora o nome da loja faça referência às pastilhas, origem da empresa, hoje temos uma variedade muito grande de produtos. Boas marcas europeias estão buscando nosso mercado, o que é vantajoso para o consumidor brasileiro, pois são produtos com qualidade e bom preço.

Como a Pastilhart consegue oferecer preços competitivos?

Cerca de 70% dos produtos são importados pela própria Pastilhart. Não passamos por importadores intermediários, e com isso conseguimos preços atraentes para o nosso comprador.

O segmento de revestimentos vem crescendo muito no Brasil. A que se deve essa expansão?

O brasileiro está investindo em reformas e renovação da sua casa, dando mais atenção a materiais e design. Além disso, os preços estão mais atraentes e a variedade de produtos é cada vez maior, com muitos lançamentos. Hoje você tem revestimentos que imitam pedras e madeira, novas texturas, cores e padrões, e qualidade nos materiais. Veja o papel de parede, por exemplo, que já esteve na moda, mas caiu em desuso porque apresentava problemas com o tempo de uso. Agora o papel de parede voltou com tudo: tem durabilidade, os fabricantes oferecem centenas de opções em padronagens, e é uma excelente opção para decoração de interiores.

Decorado ideal

As arquitetas Marina Carvalho e Paula Borges, da Eleven Arquitetura, assinam o decorado do Up Life Pinheirinho, empreendimento da Living Construtora com a marca Cyrela Brazil Realty. No projeto, as arquitetas mantiveram o acabamento padrão entregue pela construtora para indicar como o cliente pode customizá-lo após a compra do apartamento, sem necessidade de adquirir outros materiais.

Plano Diretor em debate

A diretora-presidente do Grupo Gonzaga, Marília Gonzaga, recebeu o arquiteto e urbanista Luís Henrique Fragomeni na palestra sobre o Plano Diretor de Curitiba promovida para clientes da imobiliária e investidores de imóveis. O evento integra as ações da Gonzaga em comemoração aos 60 anos da empresa.

Cores e flores da estação

A coleção de tecidos para primavera ,que acaba de chegar na Adornié Ambientes, foi conferida de perto pelas arquitetas Aline e Denise Bernacki, da Bernacki Arquitetura. A dupla foi recebida pelo proprietário da loja, Gustavo Celante, que deu às profissionais o suporte na especificação de produtos para projetos.

Vinho, design e cinema

A dupla de profissionais de arquitetura e design Giovana Kimak e André Largura (à dir.) e o arquiteto Paulo Tabajara (à esq.), responsável pelo ambiente, estavam entre o grupo de convidados que participou de bate-papo com o crítico de cinema Marden Machado, em evento promovido quarta-feira pela Marel Móveis no espaço Wine Bar Design, na Casa Cor Paraná.

Toque de elegância

Muita gente tem receio de usar a cor preta na decoração, mas o tom pode ser utilizado no design de interiores para conferir elegância e luxo ao ambiente. As arquitetas Flávia Bonet e Roberta Bonet explicam que o preto é aplicável em diversos espaços da casa, mas é preciso usá-lo com equilíbrio e cautela, pois o tom pode escurecer o espaço e "pesar" visualmente. Uma boa ideia é compor com bege, cinza e marrom, recomendam as arquitetas.

Reconhecimento global

Vão até o próximo dia 17 as inscrições para o iF Design Award, um dos mais conceituados prêmios de design do mundo. Em sua edição de 2015, além das disciplinas de produto, comunicação e embalagem, o iF contempla arquitetura e design de interiores. O júri será entre 20 e 22 de janeiro de 2015, em Hamburgo (Alemanha), e a premiação vai acontecer dia 27 de fevereiro, em Munique, no mesmo país. Dois membros do júri são brasileiros: Marcelo Rosenbaum e Gustavo Greco. 

Dia especial

Hoje é o último dia da Casa Cor Paraná 2014, mostra de 49 ambientes decorados por profissionais de arquitetura e design no antigo Cine Ribalta. Os visitantes podem conhecer os espaços entre 12 h e 19 h e participar do Special Sale – venda de peças e produtos expostos na mostra com preços especiais. Em 2015, a Casa Cor Paraná será realizada em espaços d’A Fábrika.

Novas ideias

Até o próximo dia 10, a Universidade Positivo recebe acadêmicos de diversos países que apresentam ideias de urbanização para a capital paranaense. O Seminário Internacional de Curitiba 2014, promovido pelo curso de Arquitetura e Urbanismo da UP, discute o impacto dos megaeventos nas cidades contemporâneas e apresenta propostas de intervenção urbana para Curitiba, além de atividades práticas.

Azul tecnológico

O Workspace Brigadeiro, da Invespark, com entrega prevista para dezembro deste ano, terá fachada inteligente, com a aplicação de 6 mil m² do vidro laminado Royal Blue 40 do fabricante Guardian. O produto tem controle solar de baixa emissividade, que reduz o ganho de temperatura pelo redirecionamento do calor. O resultado é alta transmissão de luz com baixa reflexão. O arquiteto Waldeny Fiuza, do escritório Dória Lopes Fiuza Arquitetura, assina o projeto do empreendimento comercial.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]