• Carregando...
 | Patricia Lion
| Foto: Patricia Lion

Investir em sustentabilidade nas edificações é um caminho sem volta na evolução do mercado imobiliário. Cada vez mais edifícios residenciais, comerciais e industriais estão sendo construídos dentro de normas internacionais de sustentabilidade. É o caso do Dom Batel, da Cyrela, primeiro residencial certificado, no Sul do Brasil, com o com selo Aqua – Processo Alta Qualidade Ambiental, da Fundação Vanzolini. A gerente de incorporação da Cyrela, Silvia Fernandes, conversou com a coluna sobre o empreendimento, que está em início de obras, e essa tendência crescente nas incorporadoras brasileiras.

Que diferenciais a sustentabilidade traz ao Dom Batel?

A certificação Aqua é muito voltada para o consumidor, ou seja, o usuário do imóvel. Então a sustentabilidade não está somente na execução do projeto, mas também no uso. É um imóvel que traz muito conforto ao morador, especialmente térmico e acústico. São detalhes como tamanho de janelas, ventilação, luminosidade e outros itens que fazem diferença no dia a dia de quem usa o imóvel, além das questões como redução de 30% no gasto com energia, e de água, que pode chegar a 40% menos na comparação com o imóvel sem certificação sustentável.

E na obra?

Há grande redução na geração de resíduos e também reciclagem desse material. Também há procedimentos implantados na rotina do canteiro, como reuso da água e ações da incorporadora com a vizinhança para minimizar o impacto da obra no entorno. Colocamos um visor no tapume da construção para que as pessoas observem a movimentação. É uma obra organizada e bem mais limpa do que construções convencionais.

O comprador está atento a esses detalhes?

Muito. No caso do Dom, temos clientes que optaram pelo empreendimento em função do selo Aqua. São compradores bem informados, questionadores, que visitaram outros plantões de empreendimentos do mesmo padrão e viram na sustentabilidade um fator favorável e decisivo para a aquisição. Mas sabemos que ainda há muito que avançar na questão da sustentabilidade no mercado imobiliário. O Brasil está engatinhando. O consumidor deve se informar mais, e a cultura da sustentabilidade precisa entrar nas incorporadoras.

* * * * *

Experiência comentada

Será nesta quinta-feira, dia 25, a apresentação das novas coleções da Hunter Douglas Luxaflex em parceria com a loja Shadow Decor, no Design Center Batel. Profissionais de interiores vão conhecer lançamentos em persianas e cortinas no Experience the Art of Window Dressing, em brunch que terá palestra da analista Paula Abbas sobre tendências do segmento.

Arquitetura em foco

A nova diretoria da Asbea-PR, a regional da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura, para a gestão 2014-2016, toma posse nesta terça-feira, em evento à noite na loja Artefacto. Os convidados serão recepcionados pelo arquiteto Keiro Yamawaki, novo presidente da Associação.

Expansão mineira

Marco Aurélio Soares, diretor da unidade de Nova Lima, em Minas Gerais, da Construtora Baggio, esteve em Curitiba nessa semana para reforçar a integração entre os trabalhos da matriz com a filial mineira. Em atividade desde 2011 com projetos residenciais na grande Belo Horizonte, a Baggio iniciará em 2015 a produção de obras corporativas naquele estado, a exemplo da atuação bem-sucedida em Curitiba e São Paulo.

Economia ambiental

A MRV Engenharia elegeu como o Ano da Sustentabilidade, e dentro das ações previstas, a companhia passou a substituir o processo construtivo da laje pré-moldada convencional pela aplicação da laje içada. O ganho de produtividade e a industrialização do canteiro de obras reduziram o consumo de insumos naturais que impactam o meio ambiente: em um total de 676,3 mil m² lajes construídas, deixou-se de utilizar 165 mil m³ de madeira, equivalente a 32,9 mil caçambas do material. Ao todo, além da economia financeira, foram preservadas mais de 500 mil árvores que seriam utilizadas para a fabricação de lajes pelo processo comum.

Sotaque britânico

Com o chef Fabiano Marcolini, o gerente regional da Plaenge, Luiz Gustavo Salvático, recebeu clientes e convidados na festa de apresentação do Privilège, novo empreendimento lançado em Curitiba na última semana. O evento foi ao estilo inglês, com um brunch assinado por Marcolini. O prédio residencial será a 21ª torre construída na capital paranaense pela Plaenge e forma um condomínio junto ao Infinity, também da incorporadora, no Ecoville. 

Elegância funcional

O projeto arquitetônico do Wilcox Beauty Center, centro de beleza recém-inaugurado em Curitiba, foi pensado para oferecer conforto e funcionalidade com um toque de glamour clássico. Luiz Maganhoto e Daniel Casagrande criaram o décor que integra serviços variados, em um mesmo espaço, de maneira fluida, também com ambientes setorizados para atividades que precisam de privacidade e iluminação que valoriza o projeto. Segundo os arquitetos, a escolha das cores neutras e terrosas, com papeis de parede vinílicos, garante fácil higienização, além de caracterizar uma decoração clássica, garantindo espaços isentos de modismos. Móveis italianos da marca Maletti, com design arrojado, complementam a proposta.

Trajetória em arte e design

Comemorando trinta anos dedicados às artes plásticas, Zilda Fraletti promove a exposição Zimmermann Criador de Atmosferas até o próximo dia 27. A galerista morou em Londres na década de 1980, quando conviveu com muitos artistas plásticos – entre eles, Carlos Eduardo Zimmermann, iniciando a amizade que a levou a aprofundar seus estudos em artes. De volta ao Brasil, Zilda começou a carreira organizando grupos de amigos para a aquisição de obras de arte. O primeiro artista com quem trabalhou foi o próprio Zimmermann. A Zilda Fraletti Galeria de Arte, hoje consagrada no circuito nacional, foi a primeira galeria de Curitiba dedicada à arte contemporânea – e a galerista também está entre os empreendedores pioneiros do Batel Design Center, primeiro shopping da cidade dedicado ao design, que acaba de completar duas décadas.

Mercado em ebulição

Ontem, na primeira edição do Seminário do Núcleo Paranaense de Decoração, no Museu Oscar Niemeyer, a presidente do Núcleo, Maria Bond Schwartsburd (de branco), recebeu dezenas de profissionais de arquitetura, decoração e design para ouvir os palestrantes Paulo Biacchi, da Fetiche Design, e Clarissa Schneider, fundadora da Revista Bamboo, que falaram sobre o futuro do design, com a presença de Marcio Augusto Araújo, consultor em ecoprodutos.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]