• Carregando...
 | André Rodrigues/Gazeta do Povo
| Foto: André Rodrigues/Gazeta do Povo

Construtoras e incorporadoras, assim como empresas de outros setores, lidam com diversas variáveis para alcançar equilíbrio entre custos e preço final. A construção civil, porém, tem uma característica que cria um desafio extra para o setor: o produto imobiliário é de longo prazo. O ciclo da construção, do lançamento à entrega do imóvel, pode levar três anos – sem contar a fase anterior, de prospecção do terreno e planejamento do produto. Manter o fluxo de caixa equilibrado e as finanças saudáveis dentro desse cenário é tarefa para especialistas. Consultor da empresa Go4!, que tem escritórios em Curitiba e São Paulo e atua desde 2002, Christian Majczak concedeu entrevista para esclarecer o assunto.

Há novidades nesse tema?

Há três anos as regras para os balanços mudaram. A reforma aconteceu para proteger investidores, exigindo mais controle das empresas.

Qual o desafio para construtoras e incorporadoras?

É preciso manter, simultaneamente, três visões diferentes do caixa: a visão contábil, que atende aos fins fiscais e contábeis, que todas as empresas são obrigadas a fazer; a visão da competência, que mostra o resultado, calibrando custos e preço final; e a visão do fluxo do caixa, comparando o que foi projetado com o que está sendo realizado, que controla a situação financeira da empresa. Esse último tem a ver com a velocidade de vendas, que pode variar bastante do que foi planejado no início para o que acontecerá dois ou três anos depois, tempo que pode levar um empreendimento desde o lançamento até a entrega. Com um produto de longo prazo de entrega, o risco é ter distorções ao longo do processo. É preciso manter a visão clara do negócio para não perder o pé.

O setor da construção tem desde empresas de capital aberto com atuação nacional, até as ultraconservadoras, que não saem da mesma família há décadas e crescem moderadamente. O que é melhor?

Crescer somente com recursos próprios, sem alavancagem, é complicado, gera muitas limitações. Por outro lado, ousar demais ao abrir o capital e atuar sem prudência pode trazer grandes problemas. O ideal é manter um equilíbrio. A solução é entender bem os conceitos da contabilidade e manter um sistema próprio de informações para controlar o fluxo de caixa. Há ferramentas de inteligência de negócios.

* * * * *Estreia em alto estilo

Patrícia Lion

A arquiteta Louise Gubert (na foto, ao centro), que estreia na Casa Cor Paraná assinando a decoração do Toilette Social, no setor de Gastronomia e Eventos da mostra, visitou o espaço com a sócia proprietária do Atelier de Três, Camila Trombini Krieger, e a arquiteta da Deca, Graziela Rockenbach.

Animação gaúcha

Divulgação

Mais de 300 pessoas participaram da festa em comemoração aos 35 anos da Bontempo, na cidade de São Marcos, no Rio Grande do Sul, onde está a fábrica da marca de móveis planejados. Rosmar Stedile, diretor da Bontempo, Ivania Valdemarca e Cesar Stefanello, da franquia de Curitiba, e Rudimar Stedile, também diretor da empresa, participaram da animada noite, que teve jantar preparado por um renomado chef e show com a banda The Travellers.

Pitacos profissionais

Julio César

Na oitava edição do evento "In Casa", sábado, no Espaço Impermix, as arquitetas Clarice Volpi e Simone Volpi – na foto ladeando Samantha Oliveira e Luciane Benevides – apresentaram aos inscritos a palestra "Truques na Decoração". O tema do encontro ajudou os participantes com dicas valiosas para quem pretende repaginar a casa, como facilidade de acesso, formas de ocultar fios indesejados e utilização de espelhos.

Praia no Ecoville

Inez Sallum

Depois de assinar o projeto da requintada Brava Beach Store, inaugurada dia 11 de julho em Curitiba, no Batel, o arquiteto João Freitas finaliza a implantação do lounge do empreendimento na Casa Cor Paraná 2013. O espaço ficará ao lado da réplica de um apartamento do Brava Beach Internacional, complexo imobiliário em Itajaí (SC). Freitas está completando 18 participações na mostra de arquitetura e decoração, que neste ano será na sede campestre do clube Juventus, no Ecoville.

Tons de cinema

O romance 50 Tons de Cinza é a inspiração do arquiteto Luiz Maganhoto e do designer Daniel Casagrande para compor o ambiente Cinema em Casa na 20ª edição da Casa Cor Paraná, que abre para o público dia 2 de agosto. Eles dizem ter criado um universo sensual e sofisticado no espaço, misturando tecnologia, glamour e combinações de mobiliário da Simmetria Ambienti. A dupla comemora sua décima participação na mostra.

Arte em mobiliário

O empresário Ugo Guttierrez Filho recebe convidados amanhã à noite, na loja Boulle Móveis de Fundamento, para apresentar os móveis-arte e antiguidades da marca para a próxima estação. As peças exclusivas são criadas com matéria-prima sustentável garimpada por toda a América do Sul.

Dupla afiada

As arquitetas Marina Carvalho e Paula Borges estão unidas na Eleven Arquitetura, onde mesclam suas experiências profissionais em passagens por grandes escritórios e incorporadoras da capital paranaense. A dupla pretende oferecer serviços e atendimentos exclusivos, atendendo os clientes com muita proximidade de forma que cada projeto ganhe identidade única. A Eleven desenvolve projetos arquitetônicos e de interiores, inclusive estandes e eventos, além de corporativos e empreendimentos imobiliários.

Aposta virtual, presente real

Vai até o dia 8 de agosto uma promoção especial de Dia dos Pais no Facebook da Senzala Imóveis. O autor da melhor resposta para a pergunta "Que loucura você faria pelo seu pai?" vai ganhar um voucher para compras na loja Otello, marca curitibana de moda masculina social e casual. Para participar, é preciso preencher um formulário na fanpage da imobiliária no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]