• Carregando...
 | Daniel Sorrentino
| Foto: Daniel Sorrentino

Formado em administração pela FGV-SP, há dois anos Tiago Fontoura resolveu mudar de área e descobrir o universo gastronômico. Fez o curso de boulangerie no Centro Europeu, encontrou um amigo também disposto a empreender e, com ele, está prestes a abrir a focacceria Bocca Lupo, na Rua Comendador Araújo. A convite da coluna, o empreendedor de 29 anos visitou a Casa Cor PR 2015 e faz sua análise da mostra.

Para Tiago, o tema da brasilidade, proposta da Casa Cor para este ano, está presente no Cocktail Bar e Mezanino: Tributo a Sergio Rodrigues, da arquiteta Carolina Rousseau. “O design e os materiais que Rodrigues usou para criar têm a identidade do Brasil, essa proposta mais relax e casual, com o jeito brasileiro de ser. Eu adoraria ter uma poltrona Mole na minha futura casa”, diz.

A sustentabilidade, outro conceito da Casa Cor 2015, transparece no próprio local escolhido para receber a mostra, A Fabrika, uma antiga fábrica transformada em local de convivência e ambientes de trabalho, observa Tiago. Ele admirou a arquitetura de renovação do espaço, que preservou as características originais da construção industrial e modernizou o imóvel.

Também na Recepção e Praça Gourmet Arauco, de Renata Pisani e Ana Augusta Lupion, o empresário percebeu a proposta da sustentabilidade, aliada ao design, conforto e elegância. “É um ambiente onde dá vontade de ficar. É bacana e despretensioso, mas muito elegante, com o mobiliário, as plantas e a fonte criando uma sensação de aconchego”.

O Studio Miami Beach, assinado pela arquiteta Carla Kiss (foto), surpreendeu Tiago Fontoura. “Não é exatamente o estilo de decoração que eu curto, sou mais minimalista. Mas ao entrar, consegui me ver morando naquele local. É incrível o trabalho de aproveitamento e disposição do espaço em tão pouca metragem, pois ali tem tudo que uma pessoa precisa, e com estilo”.

O Living com Lareira, de Mauricio Pinheiro Lima e Carla Mattioli, encantou o empresário pelo bom gosto e pela maneira como os criadores do espaço escolheram, distribuíram e equilibraram os objetos, móveis e obras de arte de forma harmônica e esteticamente impecável.

Para Tiago, o ponto baixo da mostra é a quantidade de peças em alguns ambientes e a forma como estão colocadas. “Espaços que têm muitos objetos, tapetes, luminárias enormes e cortinas me trazem sensação de excesso. Não vejo sustentabilidade nem praticidade nisso”, observa.

Criando o clima

Os proprietários da Legend Motors e a equipe da Celmar by Carlos Tietjen estão definindo os detalhes dos interiores da empresa, e para apresentar o projeto, o arquiteto preparou uma ambientação sobre o tema, utilizando uma moto Harley Davidson no próprio espaço da Celmar. Na foto, da esquerda para a direita, Marco Aurélio de Lima e Marcel Georges Kamfonas, da Legend Motors, Diogo Ricas, da equipe Celmar by Carlos Tietjen, Maurício Marçal, da Legend Motors e Gustavo Oliveira, sócio-proprietário da Celmar by Carlos Tietjen, com o arquiteto Carlos Tietjen, sentado à frente.

Mãos à obra

Tammy Vianna, professora do curso de Arquitetura e Design de Interiores do Centro Universitário Curitiba – Unicuritiba, Renato Coelho, coordenador do curso de Engenharia Civil da instituição, Antonio Miranda, coordenador dos cursos de Arquitetura e Design de Interiores, e a gerente de marketing do Shopping Mueller, Melissa Barbosa, visitaram juntos as obras na Casa das Meninas do Novo Mundo, mantida pela FAS, para o projeto Mueller Ecodesign Social. As reformas já começaram e estão sendo acompanhadas de perto pela equipe de profissionais do projeto. A Unicuritiba, patrocinador master do projeto, é responsável pela reforma da Casa de Bonecas, com a participação de alunos. A entrega das obras está prevista para agosto. Nenad Radovanovic

Fórmula bem-sucedida

O Edifício Montevideo, que está sendo construído pela ATR Incorporadora no bairro Afonso Pena, em São José dos Pinhais, tem um excelente desempenho de vendas. Todos os apartamentos estão comercializados. Henrique Rosa, proprietário da ATR, explica que a empresa atua no nicho empreendimentos pequenos como estratégia de mercado. O Montevideo tem apenas oito unidades, com preços entre R$ 165 mil e R$ 250 mil, e projeto da Nowak Pinheiro Arquitetura, que contempla um bicicletário em parceria com a Bike Fácil e depósitos individuais abaixo do andar térreo. Em 2014, um edifício da incorporadora no mesmo bairro teve todas as oito unidades vendidas seis meses antes da entrega, e o novo empreendimento da ATR, o Residencial San Blas, já tem clientes à espera do início da comercialização.Reprodução

Lançamentos com design

A loja de móveis e decoração Raffinato está apresentando os lançamentos para o 2º semestre de 2015, seguindo tendências mundiais do décor como papéis de parede lisos, estampados e aromatizados, revestimentos e rodapés ecológicos, aromatizadores da lampe Berger e tecidos de alta resistência para áreas externas. Inaugurada em maio de 2000, em Santa Felicidade, a loja é especializada em móveis em fibras naturais e sintéticas, com assinatura do designer Yuri Albrecht, como a poltrona da foto. Divulgação

Evento no Espaço Prime

Nesta quarta-feira, dia 15, o Espaço Prime Collection by Cyrela, no Batel, recebe o evento de lançamento do e-commerce da Doudou, que terá móveis, iluminação, objetos de decoração, enxoval e brinquedos que reúnem conforto, segurança e design para mães e bebês. Maria Cláudia Slaviero Cassou Guerios, proprietária e idealizadora da Doudou, vai receber os convidados, que poderão conhecer três ambientes montados no espaço da Cyrela, incluindo oficina de bonecos e contação de histórias para os pequenos.

Bate-papo com o Urbenauta

Também na próxima quarta-feira, às 11 h, o Grupo Gonzaga promove um encontro on-line com o jornalista Eduardo Fenianos, o Urbenauta. Será uma videoconferência na qual se pode utilizar a área de bate-papo por texto, vídeo e áudio. Autor de mais de 60 livros, Fenianos já percorreu todas as ruas da capital paranaense e conhece muito bem a cidade. Para participar do bate-papo e conhecer histórias e curiosidades de cada bairro de Curitiba, basta se inscrever pelo site do Grupo Gonzaga, no link Quero Morar em Curitiba.

Longe da crise 1

O cenário de inflação em alta não tem prejudicado os índices positivos da Construtora e Incorporadora Laguna. Das 32 unidades do Mai Home, apenas dez estão disponíveis para comercialização. Diferenciais da Laguna, como o projeto que alia conforto e sofisticação com tecnologia, sustentabilidade e acabamentos em alto padrão, têm garantido público comprador. O Soul Batel Soho foi entregue em dezembro de 2014 totalmente vendido, e o EOS Barigui, que será entregue no ano que vem, tem apenas três unidades disponíveis.

Longe da crise 2

Também passando longe da crise, a Ademilar Consórcio de Investimento Imobiliário registrou um crescimento de 16% no primeiro semestre de 2015, em relação ao mesmo período do ano passado. O índice é o resultado do total de créditos comercializados no Paraná, em Santa Catarina e em São Paulo. Até dezembro, a administradora paranaense estima um crescimento de pelo menos 10% na comparação com o balanço dos 12 meses de 2014.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]