• Carregando...
Os carros em ação, sob chuva: condições meteorológicas alteram muito a física do jogo | Codemasters
Os carros em ação, sob chuva: condições meteorológicas alteram muito a física do jogo| Foto: Codemasters

Ficha técnica

F1 2010

- Plataforma: PC. Xbox 360 e PS3

- Produtora: Codemasters

- Categoria: Simulador

- Preço: R$ 99 (versão PC)

- Pró: Recriação quase perfeita do circo da F1

- Contra: Poucos modos on-line

Um trabalho bem feito. Este é o melhor resumo para descrever F1 2010, o simulador de corrida que chegou neste mês nas plataformas PC, PlayStation 3 e Xbox 360. O game oficial da atual temporada da mais importante categoria de velocidade automobilística chega ao mercado empacotado num dos melhores e mais detalhados produtos já feitos no gênero. Quem acompanha o campeonato real encontrará todos os mínimos detalhes e poderá deixar de lado a visão de um mero telespectador e ter uma experiência muito próxima de um piloto.Pode parecer um pouco confuso inicialmente, mas logo em que o disco é inserido no console o jogador já passa enxergar tudo através de uma câmera em primeira pessoa, simulando a visão do piloto. Os menus se distribuem pela tela de modo que dá a impressão de se estar nos bastidores de uma grande corrida.

Com opções de escolha de pilotos, características de carros, tipos de corrida e até uma entrevista co­­letiva antes de começar a corrida. "Você espera ser tornar um campeão em breve?", pergunta a primeira entrevistadora.

Este é primeiro jogo de F1 em mui­­tos anos que chega a diversos videogames totalmente licenciado pela FIA. Isso quer dizer que F1 2010 conta com todo o elenco de pi­­lotos e equipes, patrocinadores oficiais e os 19 circuitos do roteiro deste ano em alta definição, destacando-se as mais famosas, como Mô­­naco, Spa-Fran­corchamps e Silverstone. A reprodução das pistas, aliás, recebeu um tratamento impressionante pelos desenvolvedores da Codemasters, ganhando extrema fidelidade nos detalhes. Para quem olhar de soslaio para a te­­levisão em que estiver exibindo o jogo provavelmente ficará com a impressão de que se trata de uma corrida real num dia de domingo, principalmente na disputa noturna de Cingapura, com sua enorme roda gigante irrompendo o cenário.

Entre os 27 pilotos, obviamente estão lá todos os brasileiros reproduzidos da sapatilha ao capacete: Felipe Massa, Rubens Barrichello, Lucas di Grassi e Bruno Senna. To­­dos disponíveis para serem jogados no modo carreira, que permite dar os primeiros passos na Fórmula 1 em uma equipe de menor expressão. No começo, não é possível correr pelas grandes equipes. É preciso antes ir conquistando bons re­­sultados em times menores e, aos poucos, ir melhorando os contratos para mudar de escuderia. As me­­­­tas a serem conquistadas de­­pendem de cada patrão (dar boas en­­trevistas ou ter uma colocação mí­­­­nima nos treinos e corridas) e o jo­­gador terá que cumpri-las para não acabar sendo expulso do circo. Já os resultados dependem de uma série de fatores que não se limitam ao desempenho dentro do cockpit. Será preciso também gerenciar as dis­­­­putas dentro da equipe, a pressão dos fãs e até o assédio das lindas garotas que desfilam pelo paddock.

Mas o que importa mesmo é saber como F1 2010 se sai dentro das pistas. A sequência dos eventos seguem as regras oficiais. O jogador deve disputar treinos livres e classificatórios antes de cada corrida. E não há uma fórmula pré-estabelecida para a vitória. São tantos fatores que podem influenciar um resultado que a única dica é se dedicar muito e aprender cada variável, entre eles como se comportar nas mais diversas situações climáticas – o sistema de clima é um espetáculo a parte, mudando a física do ambiente conforme as variações entre chuva, sol ou nublado. Para cada situação é preciso um tipo de pneu, estratégia ou outras regulagens no carro. Os menos experientes, no entanto, não devem ficar de cabelo em pé de antemão. A dificuldade pode ser selecionada e, nos níveis mais baixos, o jogo ganha características de arcade, respeitando menos a física. Neste caso, não é preciso se preocupar muito com desgaste de pneus ou danos de batidas. Há ainda o sistema "Flashback", que permite reiniciar a partida de um ponto segundos antes de um grande erro. Os mais habilidosos têm a opção de escolher um nível em que a simulação é quase perfeita, precisando-se respeitar cada detalhe de uma corrida.

F1 2010 também permite disputas on-line para até 12 participantes, o que torna tudo mais divertido, já que humanos erram bem mais que máquinas. O ponto negativo fica para a falta de modos disponíveis, somente é possível participar de corridas simples e não de campeonatos completos. De qualquer forma, é certamente o melhor jogo de F1 lançado até hoje.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]