• Carregando...

A pergunta "como fazer um bom currículo?" parece ter resposta óbvia (e, de certa forma, tem). Entretanto, na prática muitas pessoas ainda têm dificuldade em fazer um CV de qualidade.

Além de outros problemas, existe um que martela na cabeça de todos nós: a concorrência. Concorrência na faculdade, entre empresas, entre colegas, entre candidatos etc. Cada vez mais forte e acirrada, é essa concorrência que faz com que os profissionais busquem inovar para se destacar. E é aí que mora o perigo.

Inovação é essencial para qualquer empresa e qualquer profissional. No entanto, sem uma boa dose de bom senso, torna-se um verdadeiro desastre. Recebo currículos diariamente há mais de 25 anos, portanto já vi muitas ideias bacanas, outras cômicas e algumas até mesmo desrespeitosas. Confira abaixo alguns exemplos de currículos, bons e ruins, para se inspirar, divertir e nunca mais cometer gafes.

Um CV diferente

É possível inovar no currículo? Sim. É preciso? Não. Mas uma nova e boa ideia sempre é bem vinda. Recebo muitos currículos diferentes. Designers, arquitetos e profissionais de marketing costumam enviar portfolios on-line muito interessantes. E, cá entre nós, de um profissional que trabalha com criatividade, o mínimo que se espera é um CV criativo.

No entanto, acho que todos os profissionais poderiam pensar em alternativas diferentes. Não precisa ir muito longe. Certa vez recebi um currículo de uma professora que inverteu e trocou os títulos tradicionais para outros relacionados à sua área de expertise. Ao invés de "objetivo profissional", explicou com um breve texto (muito bem escrito) o motivo de amar a sua profissão. Ficou bacana, simples e diferente.

Fotos

Na minha opinião, os profissionais não devem colocar foto no currículo (apenas quando o contratante requer). No entanto, se for para colocar foto, a escolha deve ser bem feita. Na minha empresa, eventualmente recebemos currículos com fotos do profissional em festas e outras situações informais.

Uma vez, além da foto informal, o profissional enviou o currículo com a história de sua vida. O seu histórico profissional poderia ser o prólogo de um livro. Eram quatro páginas de texto corrido, contando fatos pessoais, decepções amorosas e outras informações totalmente impertinentes.

Esquisitices

Dediquei essa parte para divertir alguns e (infelizmente) alertar outros. Se fotos informais são ruins, um currículo com a foto do profissional sem camisa é péssimo. Uma de minhas funcionárias recebeu um CV com uma foto do candidato sem camisa. Ela nem chegou a ler, é claro. Acredite.

Outro problema que percebo é o currículo em outro idioma. Muitas pessoas o enviam sem precisar. Se você quer mostrar que sabe falar inglês, coloque no currículo "inglês fluente". Não precisa mandar duas versões, uma em cada língua, a não ser que seja requisitado. Uma headhunter que trabalhou comigo recebeu um CV com versão em inglês e português. Até aí tudo bem. O problema foi que o profissional traduziu inclusive o seu nome (de Emília para Emily, João para John e assim por diante)!

É possível inovar e fazer coisas diferentes, na medida certa. Mas antes de começar a ter ideias mirabolantes, sugiro primeiro fazer um currículo simples e correto. Se quiser saber como, não deixe de ler o artigo da próxima terça-feira. Até lá!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]