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Teste

Confira se você possui as características para se tornar um líder:

1) Priorizador – Só dá ouvidos ao chefe e releva as opiniões dos colegas.

2) Autoavaliador – Sempre pede feedbacks, tanto aos seus colegas e subordinados, quanto ao seu chefe.

3) Influenciador – Tem a capacidade de influenciar as pessoas para que elas façam melhor o seu trabalho.

4) Vivendo o hoje – Não traça metas para o futuro, pois o que importa é o aqui e agora.

5) Inovador – Ouve constantemente elogios sobre suas novas ideias e propostas.

6) Ipsis litteris – Faz o trabalho exatamente do jeito que é mandado, com nada a mais e nada a menos. Não faz mais que a obrigação.

7) Carismático – Sua personalidade lhe ajuda a contornar situações, adversidades e se relacionar melhor com os colegas.

Se você marcou as alternativas 2, 3, 5 e 7 você possui características que um bom líder deve ter. Você escuta os colegas e sabe que a opinião de todos é importante para a tomada de decisões. Seu carisma influencia as pessoas ao seu redor proporcionando um melhor desempenho de trabalho. Procure manter e melhorar essas qualidades que com certeza a recompensa chegará, mas se achar que seu potencial não é valorizado no seu ambiente de trabalho, não fique parado! Procure um novo emprego que irá te valorizar e te colocar um cargo de liderança como você merece.

Se você marcou as alternativas 1, 4 e 6, você não está tendo a postura que um líder deve ter. Talvez esteja na hora de pensar se liderança combina com a sua personalidade. Ser líder é uma tarefa difícil e nem sempre traz felicidade a todos. Procure desempenhar uma função que você goste e tenha capacidade de melhorar, ouvindo o que toda a equipe tem a dizer e sempre buscando novas ideias e soluções.

DICAS

Para conseguir uma promoção no trabalho:

- Inspire as pessoas com a sua postura ética e comprometida.

- Sugira novas propostas e ideias. Mantenha sua cabeça aberta e pensando!

- Peça feedbacks ao seu chefe e colegas sobre como você pode melhorar seu desempenho no trabalho.

- Aproveite seu potencial, aprimore-se. Você é capaz de coisas que nem imagina.

Você trabalha há anos na mesma empresa, chega no horário e cumpre todas as suas tarefas. Apesar de nunca ter ouvido uma reclamação sequer sobre seu trabalho, ao abrir uma vaga de liderança, o sujeito que está apenas há três meses na empresa consegue preenche-la. E você não. É familiar com essa situação? Se você não consegue subir na carreira, talvez não esteja oferecendo o que a empresa necessita.A empresa, ao procurar um líder, deseja encontrar alguém que possua potencial para crescer, ou seja, até onde a pessoa consegue chegar num intervalo de tempo. Naturalmente, a pessoa que mostrar ser capaz de  alcançar metas maiores dentro de um prazo menor, terá maiores chances de conseguir a promoção. Além de potencial, a empresa busca também outras características: capacidade de implementação, condução de projetos e pessoas, intuição, liderança e, mais que tudo, tenha bom relacionamento interpessoal – com subordinados, superiores, parceiros e fornecedores/clientes. Mas afinal, o que é preciso para se tornar um líder?

Liderança é a capacidade de demonstrar comprometimento com o trabalho e transmiti-lo para a equipe, bem como a habilidade de inspirar pessoas a atingir e superar os objetivos. Para ser um líder, primeiramente, é necessário que a pessoa tenha capacidade de interagir com os subordinados e chefes de forma adequada e eficiente. Ou seja, alguém que consegue tratar todos de forma igual, mas que saiba as características individuais de cada um e entenda como se relacionar com cada pessoa dentro de suas particularidades. Liderança também exige carisma, que é algo nato do ser humano e varia de acordo com a pessoa. Alguns são mais e outros menos carismáticos. Essa qualidade permite que alguém consiga influenciar um grupo de pessoas, além de saber lidar com conflitos e outras situações. Um bom líder também deve manter sua cabeça aberta para novas ideias, ouvir os subordinados e colegas e respeitar e considerar a opinião das pessoas para a tomada de decisões. Aceitar as ideias dos outros e saber que elas podem ser, algumas vezes, melhores que as suas é uma qualidade que resultará em bons resultados e melhor relacionamento com a equipe.

Além disso, um líder deve ter a capacidade de influenciar outras pessoas a desempenharem melhor seu trabalho e de planejar e intuir sobre o futuro da empresa. Alguém que consegue "prever" como a empresa estará situada no mercado nos próximos anos baseado em análises e conclusões fundamentadas conseguirá com mais facilidade planejar os próximos passos da empresa e guiar melhor a equipe. No final das contas, os aspectos comportamentais contam mais que os aspectos técnicos para conseguir uma promoção. Isso significa que não basta realizar as tarefas corretamente e cumprir os prazos estabelecidos, é preciso ter potencial para crescer e ser um bom líder, além, é claro, de constantemente propor novas ideias e buscar, cada vez mais, resultados melhores.

Levando isso em consideração, o sujeito novo conseguiu a promoção, provavelmente,  por que ele enxergou diversas mudanças que poderiam ser feitas para uma melhora de desempenho profissional e mostrou ter potencial. Não importa se ele é mais novo que você ou tem menos experiência na empresa. Se for proativo, constantemente oferecer ideias e estratégias e possuir características de líder, provavelmente conseguirá a promoção.

Se você acha que tem a capacidade de ser um líder, pare de fazer seu trabalho mecanicamente, exatamente da forma que foi mandando, pois isso provavelmente não lhe proporcionará uma promoção no futuro. Para merecê-la, é preciso manter a cabeça aberta, desenvolver suas habilidades técnicas e comportamentais, mostrar e aprimorar seu potencial. Essa é a hora de você vender seu peixe. Mostre, através do seu comportamento e de melhor desempenho no trabalho, que você tem as características e habilidades que um bom líder deve ter.

Por outro lado, se você se esforça, é um líder nato, possui carisma e já trouxe inúmeras mudanças positivas para a empresa por meio de suas ideias, mas mesmo assim não consegue ser reconhecido na empresa com uma promoção, é bom conversar com seu superior. Pergunte a ele sobre como ele o enxerga na empresa e o que pretendem fazer com você no futuro. Se os conselhos e constatações dele não forem suficientes para as suas expectativas, a solução é clara: procure um novo emprego.

Vale lembrar que nem todos são líderes natos. Existem os que sabem liderar na igreja ou no jogo de futebol com os amigos, mas não na empresa. Inclusive, há também os que sabem liderar, mas não querem. Não possuir características de liderança não é motivo para desilusão, afinal, qualquer profissional, chefe ou subordinado, pode conquistar metas dentro da empresa e, principalmente, ser feliz.

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